A muito que os homens se matam neste nosso mundo, as guerras sempre existiram desde que o homem é homem. No passado temos relatos de incríveis carnificinas, de povos que viviam para a guerra. No passado ainda se podia ver algum significado maior nas guerras, execráveis de todas as formas, mas pelo menos os líderes militares e nacionais iam a frente de seus exércitos ao invés de mandar os filhos e filhas dos outros o fazerem.
Toda a guerra tem um motivo inicial, podemos citar como motivos de tantas já ocorridas como:Ambição, desejo de liberdade, vaidade, idealismo militar... Hoje vemos motivos ainda piores para se entrar em beligerância com alguém, hoje se entra em guerra para aditivar a economia, se entra em guerra pra vencer eleições, a guerra agora é um show televisionado, e serve como entretenimento para toda a família!
Guerras longas são erros grotescos, quando guerras se estendem por longos períodos de tempo, se desgasta o estado, se desgasta o prestígio, se desgasta a moral das tropas. Se você já jogou xadrez sabe que é muito melhor concentrar seus ataques no objetivo central do jogo, que é capturar o rei, do que minar a força inimiga aos poucos dando tempo para uma reação. Com isso você mina a força do inimigo pelo caminho, mas o faz de visando o rei. O xadrez reproduz perfeitamente as táticas de uma guerra.
Na história militar, temos pouquíssimos exemplos de guerras intermináveis, o mais suntuoso por assim dizer, é o da guerra dos cem anos, entre França e Inglaterra, iniciada por divergências de caráter dinástico, e que culminou com uma amostra à Inglaterra de que uma vez experimentada a soberania por um povo, custará caro e será quase impossível retirá-la.
Mesmo esta, foi divididas em diversas etapas e contou com diversos interventores.
A primeira grande guerra mundial demorou mais do que todos esperavam, levando as tragédias humanas ainda mais acentuadas registradas neste conflito, por tal alongamento de hostilidades, apareceram diversos interventores, e temos os EUA como interventor principal.
Na segunda grande guerra as forças de Hitler esperavam obter uma vitória esmagadora, mas ela não veio, alongando o conflito, e mais uma ve tivemos interventores, e mais uma ve os EUA figuram neste papel.
Enfim, guerras longas não são "bom negócio por assim dizer" porém, a guerra na palestina já perdura por 60 anos!
A superioridade militar Israelenses é incontestável, num caso de "batalha decisiva" as forças Israelenses venceriam de longe, mas como foi com a Inglaterra na França, manter um povo que já foi soberano sob a sua tutela de invasor não é fácil...
Estamos no oitavo dia da ofensiva israelenses sobre Gaza, depois da morte de três civis e um soldado israelenses. Com os ataques já morreram mais de 400 pessoas, maioria esmagadora de civis, e uma parcela assustadoramente grande de crianças. Foram atacadas escolas, foram atacadas casas, foram atacadas mesquitas onde pessoas rezavam...
Bem, se você é do tipo que gosta de números vamos a eles, 4 mortes israelenses culminaram com mais de 400 mortes palestinas, a proporção é de mais de 100 pra 1...as vidas não se equivalem? Olha eu acho que sim, vida é vida, mas se formos encarar isso analiticamente, veremos que Israel abusou da força... Dizem que no amor e na guerra vale tudo, eu discordo, e acho que militares que tenham alguma vergonha na cara(e não militares também) vão concordar comigo. Até na guerra existem princípios, se dois exércitos sem enfrentam, o confronto é entre eles, e não entre os civis, alvos militares são alvos militares, alvos civis são crimes de guerra!
Israel alega estar atacando alvos vitais ao Hamaz, no entanto, as últimas manobras militares israelenses mostraram o contrário, eles parecem não fazer idéia contra o que lutam, na verdade eles parecem não ter alvo realmente, é como uma roda da fortuna, só que for sorteado dança...
Uma invasão por terra a um território destroçado, onde civis estão morrendo de fome e de frio é completamente insano!
Aproximam-se as eleições em Israel, e a exemplo do presidente norte americano George W. Bush, o país inicia uma guerra insana quando o partido no poder perde prestígio e se desespera para manter o poder, pode ser conhecidência né?
Uma guerra que dura tanto tempo já deveria ter sido "agraciada" com a ação de interventores, ao longo do processo tivemos ações dos países islâmicos contra Israel, e ações norte-americanas e britânicas a favor dos israelenses, mas nunca para resolver o conflito.
A ONU continua como um órgão figurativo e sem nenhuma utilidade prática, e Israel não teme as represálias isoladas, pois contam com o apoio norte-americano.
Na segunda guerra mundial, às tropas alemães massacraram os civis que encontravam pelo caminho, por tais atos muitos generais, e estadistas foram condenados no julgamento de Nuremberg. Um massacre acontece atualmente em Gaza, um massacre que vem de muitos e muitos anos, um massacre que já matou tanto quanto foi possível matar...e ele continua acontecendo sem que se faça nada de efetivo...aqui fica minha humilde revolta para com tal massacre, e com tal guerra, que para durar tanto, está cercada de interesses...
sábado, 3 de janeiro de 2009
Gaza
Postado por Matheus às 21:04 0 comentários
Marcadores: Protesto
Subscribe to:
Postagens (Atom)