sexta-feira, 19 de outubro de 2007

E agora professor?

Existe uma época na vida da gente que chega até ser crítica: a escolha da profissão. Aquele aluno, que desde sua alfabetização, vem sempre estudando coisas pré-escolhidas pelos educadores agora se vê desnorteado, por essa escolha ter de partir dele. Esse tópico se apresenta de forma complicada em nossa sociedade já que cada mais aparecem profissões novas, o que faz da escolha uma tarefa ainda mais difícil.

Às vezes, a família, que tem como papel importante, teria que ajudar o jovem em sua escolha, porém passa a confundi-los, querendo que da decisão dele surja uma profissão dita “nobre”, no campo da medicina, direito, entre outros. Qual seria a razão de SEU pai escolher SUA profissão, se quem vai exercê-la é VOCÊ?

Este estágio da vida tem que ser decidido pelo próprio jovem, escolhendo o que gosta de fazer, pois trabalhará com o isto durante toda a sua vida. Muitas pessoas fazem esta escolha pensando em questões voltadas apenas para o campo financeiro, e parte delas desiste no futuro, migrando para outros setores.

Aqui no Brasil há um problema, porque nós estudamos sobre muitos assuntos quando nós cursamos ensino fundamental e médio, que não os usaremos esses em nossa profissão. Nós necessitamos uma reorganização da educação nacional para terminar com este problema. Mas, hoje, é pouco provável com nossos políticos corruptos, que estão apenas preocupados com seu próprio bolso.

E não pense que isso seja impossível não. O país não precisa ser tão rico como imaginamos. Basta que tudo o que tenhamos seja organizado de forma correta, e aí sim é que a “coisa” irá fluir. Verba é o que não falta nesse nosso país, que tem a maior carga tributária do mundo, e digamos, o pior “custo-benefício tributário”.

Pode até soar como clichê você ouvindo muitos a sua volta dizendo que a escolha é realmente sua, para optar pelo que gosta, o que sente prazer de se fazer. Essa atitude tomada desse jeito com certeza não irá lhe deixar na mão no futuro. Não importa qual profissão siga em sua vida, você tem quer ser bom no que faz, e o resto, vai se conquistando a favor do tempo.


Jonathan Pedreira

0 Comments: