terça-feira, 12 de agosto de 2008

Incertezas

Saímos de casa todos os dias sem saber o que pode nos acontecer dessa vez, as vezes nos perguntamos, as vezes fazemos planos, mas são poucas as verdadeiras certezas que temos, certezas essas que poucos podem entender, e que devemos guardar no fundo dos nossos corações, são um tesouro inestimável!
Muitos podem achar estas icnertezas um tanto quanto assustadoras, mas são elas que trazem mais vida as nossas vidas. Podem ser surpresas agradáveis, inesquesíveis, podem ser surpresas ruins, que prefeririamos não lembrar, mas são sempre incertezas.
Hoje indo para o colégio, passei por alguns lugares dessa cidade e observei tudo ao meu redor, preenchido por um sentimento bom eu procurei enxergar tudo que me cercava.
Nessa observação não ví nada que não faça parte da rotina deste lugar, ví pessoas andando, ví pessoas falando, ví carros, ví estradas, ví uma linda imagem do mar...ví uma moça deitada em cima de uma pedra debaixo de um viaduto com um bêbê ao seu lado, ví um homem agachado atrás de um muro defecando na rua, ví uma senhora de uns cinquenta e poucos anos com os braços cruzados no próprio corpo, tentando se aquecer e olhando para os lados...
Bem, não importa o que pense agora, não muda o fato de que estas coisas estão acontecendo nesse momento, e que são terrivelmente corriqueiras. Não adianta agora se horrorizar, praguejar, ou sentir nojo, estas pessoas estão vivendo isso a cada segundo.
Não é preciso que façamos uma viagem como a de Che Guevara, ou que visitemos a África, ou o Haití, ou qualquer outro lugar considerado miserável, para ver estas coisas, precisamos apenas sair de nossas casas e realmente olhar ao redor.
Pessoas são tratadas como lixo, e não só pessoas, animais tambem.
O homem se torna lobo do próprio homem, o homem se torna lobo de tudo que hábita este planeta.
Talvez muitos de vocês não saibam disto, mas existe uma proposta na câmara para "permitir" que metade da amazônia seja desmatada.
É isso aí metade da amazônia! Aquela floresta imensa que está no norte do nosso país e em alguns outros países, a sua amazônia, a minha amazônia, a nossa amazônia, alguem por acaso nos perguntou se deixamos?
O homem massacra os seus, e massácra os outros, animal ou vegetal, não deixa passar nada, e tudo isso em prol de um sistema falido.
A medida que o capitalismo se desenvolve, mais e mais riqueza se concentra nas mãos de alguns poucos, desestruturando o próprio sistema capitalista. Como um sistema que se condena a extinção pode dar certo ?
Não somos comunistas, ou anarquistas e nem pretendemos sê-lo.
Para muitos o mundo está do jeito que tem que ser, não precisa de nenhuma mudança, a essas pessoas eu digo: Façam um favor a vocês mesmos, saiam de casa, vão a qualquer viaduto, e apenas olhem!
Este mundo "perfeito" foi construído por aqueles que nos julgam sonhadores, aqueles que se dizem senhores da razão, a eles eu pergunto: Onde está sua razão? Onde está sua perfeição?
Não adianta falarmos se não tomarmos atitudes. Dia após dia, muitas pessoas aparecem revoltadas, julgam, condenam, e no final agem tão ruim ou pior que as pessoas que julgam.
Não podemos falar sem respaldo, como podemos falar de políticos corruptos, quando ficamos com troco que foi nos dado indevidamente? Quando aceitamos participar de uma chantagem?
Como podemos reclamar da incompetência pública na administração das cidades, quando nós mesmo as destruímos? Como podemos reclamar das guerras, quando nós mesmos as travamos por coisas infimas?
A revolução tem que começar de dentro! De dentro pra fora! E não o contrário!
Cada um de nós tem que se mover, e se concientizar por sí! Formemos as fileiras!
As revoluções da história, tinham em sua grande fraqueza, a presença de um líder, se o líder caísse, toda a revolução se consumiria nas chamas da derrota.
Não precisamos de um líder, sejamos cada um de nós, líderes de nós mesmos, se todos nós pudermos vislumbrar o mesmo objetivo, independente do que os outros pensem ou falem, nada poderá nos parar!
Todas estas pessoas que sofrem, um dia sonharam, talvez elas tenham sido menininhas como as filhas de muitos de vocês, elas sonhavam com um mundo lindo! Um mundo cheio de beleza!
Todas estas pessoas foram crianças, e estas pessoas sonharam, e cometeram o maior erro que esta raça que se acha pensante pode cometer...deixaram de sonhar!
Mas estas pessoas deixaram de sonhar por que não vislumbravam mais nada, além de um estômago vázio, e a solidão...
Enquanto não fazemos nada, a brutalidade dos criems aumenta, o crime organizado se torna invencível, e perguntamos: por que?
É simples, estas pessoas não querem mais esperar por nós...
Pense o mínimo nessas coisas, vou lhes dizer aqui, eu sou uma pessoa feliz! Não poderia pedir mais nada na minha vida, pois já tenho tudo que preciso :]
Estas pessoas podem me atingir, como a todos nós.
Apesar de ser feliz eu ainda me lembro que não vivo só neste mundo(graças a deus).
As vezes precisamos de bons motivos para tomar atitudes, para tomar decisões, pois bem, imaginem todas as incertezas deste mundo, aquelas pessoas um dia podem ser seus amigos, familiares...seus filhos.
E você tem nas suas mãos a chance de impedir que isso possa continuar, e que possa ser uma realidade para estas pessoas.
Acorde todo o dia, e pense numa pessoa pela qual você arriscaria tudo, pela qual faria tudo, pela qual lutaria com afinco! E faça algo...Faça por ela....

Matheus

0 Comments: