sábado, 2 de fevereiro de 2008

Um homem chamado paz

Olá meus caros, aqui estou eu mais uma vez para compartilhar com vocês algumas opiniões minhas.

Desta vez gostaria de falar de um ser humano que marcou a história do mundo, mas que hoje só é lembrado por um bloco de carnaval na maioria das vezes.

Mohandas Karamchand Gandhi, Bapu ,ou Mahatma Gandhi ,este era o nome do homem que fez uma revolução e mudou o mundo sem tocar em nenhuma arma ,como disse um certo general Marshal ,ele não tinha vastas terras ,não era comandante de um grande exercito ,não fez uma pintura artística ou produziu grandes avanços para a ciência ,mas conseguiu levar ao mundo uma palavra: "paz" .

Gandhi quando um jovem advogado foi a áfrica do sul trabalhando por uma firma indiana ,áfrica do sul e índia eram ambas colônias britânicas ,no trem que ele pegou Gandhi foi expulso por se negar a dar lugar a um branco na primeira classe da qual tinha passagem ,revoltado com a situação de indianos e mulçumanos no país Gandhi começou um movimento pacifico cujo objetivo era igualar os direitos de todos já que todos pertenciam ao império britânico.

Gandhi foi surrado pela polícia neste movimento ,mas mesmo depois disso ele se levantava sem reagir e voltava a desafiar a polícia .

Gandhi foi diversas vezes preso mas ao contrário de maioria das pessoas ele não resistia a prisão e com o apoio popular era solto para continuar sua missão.

Ao voltar para a Índia ,Gandhi passou a viajar para conhecer seu próprio país ,seu próprio povo ,e lutar pela sua independência ,Gandhi pregava que não eram advogados ou famílias ou ricas que representavam a Índia ,mas sim o povo vertia suor nas plantações ,que passava fome ,que sofria em nome de um império distante que não lhe dava nenhuma assistência.

Gandhi realizou diversos movimentos pela libertação da Índia e pela igualdade entre os homens ,como forma de protesto ele jejuava ,e organizava a desobediência civil ,um direito que o povo tem ,e sua maior arma contra a tirania da sociedade que oprime ,com movimentos pacíficos Gandhi conseguiu aos poucos desgastar o governo inglês ,e dar a Índia sua independência.

Gandhi era muito criticado por alguns que achavam que o meio pacifico jamais triunfaria ,uma vez perguntado ironicamente se o seu modo pacifico poderia ser usado contra a Alemanha nazista de Hitler durante a segunda guerra mundial Gandhi respondeu: não sem que hajam lagrimas e muito sofrimento ,mas me diga com esta guerra armada não estão correndo lágrimas ,e não está havendo sofrimento ?

Gandhi não vestia roupas de luxo ou algo do gênero ,Gandhi vestia roupas de tecido indiano que ele mesmo confeccionava ,alegava que o tecido inglês trazia miséria a seu país, e que o povo indiano tinha que valorizar seus costumes não os costumes ingleses, sem querer claro desrespeitá-los.

Gandhi não mostrava o caminho da paz, mas mostrava que a paz era o caminho, mas não sei por que, talvez por simples egoísmo muitos não queriam deixá-lo triunfar ,quando conseguiu a independência da Índia ,teve que sofrer ao aceitar que ela fosse dividida em dois países ,mulçumanos e hindus ,antes unidos pela revolução de Gandhi estavam separados por uma fronteira ,e logo começaram a lutar entre si ,no fim de sua vida depois de ter conquistado a independência de seu país ,Gandhi agora tinha que lutar contra a guerra entre seu povo ,ele fez um grande jejum ,e conseguiu mais uma vez a paz ,pelo amor que seu povo tinha por ele.

Gandhi foi assinado por um jovem de um grupo que acreditava que ele enfraquecia a Índia ,em seu leito de morte Gandhi fez um último pedido ,"não punam meu assassino" ,mesmo assim o governo indiano o julgou ,o condenou e o enforcou.

Hoje a obra de Gandhi é lembrada hipocritamente por homens que fazem a guerra ,e negligenciam a paz ,e hoje sua tão amada Índia possuí armas nucleares ,o que era abominável para Gandhi ,as pessoas se esqueceram da figura do tão sábio Gandhi ?
Ou será que estão tão corrompidas pelas desvirtudes humanas que como disse Einstein, não conseguem acreditar que um ser humano tão bom andou sobre a terra?

"A única revolução que podemos de fato fazer é em nós mesmos”
Mahatma Gandhi 2 de outubro de 1869 à 30 de janeiro de 1948

Matheus

1 Comment:

Anônimo said...

adorei saber mais sobre mahatma ghandi , e como ele fez uma revoluçao pacifica.....