terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Direitos Humanos

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

Cuba

O sistema político e eleitoral cubano constitui uns dos pilais fundamentais da campanha inimiga contra o nosso país, liderada pelos Estados Unidos. A atividade contra Cuba em matéria de democracia e direitos humanos, não só constitui a principal ferramenta dos Estados Unidos para tentar “legitimar” sua política de hostilidade e agressão a Cuba, também responde ao interesse dos principais países capitalistas industrializados para impor aos países em desenvolvimento um modelo de organização política que facilite a dominação.

Na campanha contra Cuba, Washington pretende demonstrar a incompatibilidade do sistema político que estabelece a Constituição do país com as normas internacionalmente aceitas na meteria de democracia e direitos humanos, para fabricar a imagem de uma sociedade intolerante que não permite a mais mínima diversidade e pluralidade política. Para este fim, conta com poderosos instrumentos de propaganda e quantidade de recursos utilizados para o recrutamento, organização e financiamento de grupos contra-revolucionários que apresentam como “oposição política”, dentro o fora do país.

Fonte: http://www.embaixadacuba.org.br/CDH/cuba_e_os_direitos_humanos.htm

Texto Completo: http://www.cubaminrex.cu/Enfoques/ddhh_sistema%20politico%20y%20electoral_tc.htm

EUA

Desde janeiro de 2002, depois dos violentos ataques terroristas de 11 de setembro, estão encarcerados nesta base militar prisioneiros (muitos são afegãos e iraquianos) acusados de ligação aos grupos Taleban (Taliban) e Al-Qaeda, numa área excluída ao controle internacional no que concerne às condições de detenção dos mesmos. Segundo a Cruz Vermelha internacional, e o próprio FBI , estes prisioneiros são vítimas de tortura, desrespeitando assim os direitos humanos e a convenção de Genebra[.

Segundo a Anistia Internacional, já se passaram mais de cinco anos desde que os primeiros detentos foram enviados pelos Estados Unidos à sua base naval na baía de Guantánamo, em Cuba. Apesar da generalizada condenação internacional, centenas de prisioneiros políticos, de mais de 30 nacionalidades, lá permanecem sem nenhuma acusação formal, e sem esperança de obter um julgamento justo. Segundo a Anistia Internacional, "Guantánamo é o símbolo da injustiça e do abuso, e deve ser fechada"

Fontehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ba%C3%ADa_de_Guant%C3%A1namo

Fotos Guantánamo

[img]http://attendingtheworld.files.wordpress.com/2007/03/campxray.jpg[/img]

[img]http://attendingtheworld.files.wordpress.com/2007/03/guantanamo-dog.jpg[/img]




Comentário:O tema: DIREITOS HUMANOS tem sido abertamente debatido por governos organizações internacionais, e por pessoas “comuns” de todo o mundo.

É um assunto interessante se pararmos para pensar que os direitos humanos não funcionam na prática e são apenas fachada , fachada esta que muitas vezes ajuda pessoas que não deveriam ser ajudadas.

Pense bem, quando alguém (principalmente traficantes e ou ricos) é preso por alguma acusação grave logo aparecem os famigerados direitos humanos para garantir que aquela pessoa seja tratada como um ser humano, não seja maltratada de maneira alguma.

Mas pense bem, onde estavam os direitos humanos quando o coronel José Hermínio Rodrigues foi assassinado? Sabe os direitos humanos nem passaram na casa dele para dar um olá.

Com base nos direitos humanos (olha eles de novo) os EUA tem uma atitude hostil contra Cuba, a ilha sofre embargos comerciais e é severamente punida por simplesmente não aceitar curvar-se ao domínio estadunidense, mas os EUA se baseiam nos direitos humanos para tal ato.

Mas por outro lado os direitos humanos e a ONU nada fizeram quando os EUA invadiram o Iraque sem autorização da organização. Não foi feito nenhum embargo, nenhuma atitude hostil foi tomada contra o país, nem mesmo com a instauração da base naval de Guantánamo em Cuba, onde existem pessoas sendo torturadas, onde existem pessoas presas sem julgamento, aquilo que os EUA condenaram no regime nazista de prender sem julgamento eles praticam em sua base naval, e onde estão os direitos humanos? Algumas organizações se manifestam, mas sua simples palavra não vai mudar o que acontece em Guantánamo.

Por que a ONU não embarga economicamente a China? Afinal o trabalho na China é praticamente escravo, mas embargam o Iraque, que apesar de seu antigo líder o ditador Sadam que fez uma carnificina com suas guerras.não provocou a guerra EUA X Iraque, por tanto não deveria ser embargado pela ONU, hoje são as crianças Iraquianas que pagam o preço de uma aventura de um presidente megalomaníaco da mais poderosa nação do mundo, e de um ditador que se achava intocável.

No final deste meu comentário quero deixar claro que não sou contra os direitos humanos, muito pelo contrário sou a favor, mas sou a favor nos direitos humanos em sua essência, se os direitos humanos são usados como armas de guerra, armas políticas, e armas do crime, eu de todo coração sou contra, pois os direitos humanos pregam a igualdade entre todos, e o simples ato de se utilizar deles em benefício de apenas um ou uma minoria o torna maligno.

Matheus

Bem pessoal aqui começa o primeiro debate do blog ,através deste tópico debateremos sobre os direitos humanos ,nossos debates aconteceram sempre que possível e com assuntos variados ,obrigado a todos e bom debate!

0 Comments: