sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Imprensa ou partido ?


. O Conversa Afiada insiste em que o PIG é um conjunto de jornais e revistas de baixíssima qualidade técnica.

. É um partido político e, como órgãos de imprensa, não passa de um ajuntamento que se deposita abaixo do pré-sal.

. Só serve como partido político.

. Para informar, mesmo que para defender seus interesses (frequentemente subalternos), não presta.

. Veja o episódio da “BrOi”.

. O editorial do Globo de ontem, “Passo em falso” (clique aqui para ler na página 6), e do Estadão de hoje, quinta-feira, dia 17, “Retrocesso na telefonia” (clique aqui para ler), são dois exemplos exuberantes de inépcia.

. Diz o Globo: “Pratica-se assim (com a ‘BrOi’) uma política de reserva de mercado inspirada no modelo intervencionista estatal da ditadura militar (que os Marinho defenderam com unhas, dentes e verba publicitária das empresas estatais da ditadura militar - PHA)...”

. Diz ainda o Globo, esse paladino das nobres causas: “Há quem vislumbre (quem ? – PHA) por trás da operação a tentativa de criação de uma paraestatal...”

. Diz o Estadão de hoje: “O que as declarações das autoridades mostram (quais ? nenhuma autoridade falou até agora – PHA) é que o Governo está intervindo na questão por razões (olha a cacofonia, amigo editorialista ! – PHA) ideológicas...”

. “Tudo indica que o que move o Governo” – continua o Estadão – “é o desejo de ampliar a participação estatal ... Isso é um retrocesso”.

. O mais interessante na argumentação do Estadão é que, à falta absoluta de informações confiáveis, o Estadão recorre à Folha - o jornal com que concorre em São Paulo: “Fortalece a tese de que as razões são ideológicas a notícia publicada pela Folha de S. Paulo (!!! – PHA) segundo a qual, no acordo dos três principais futuros acionistas ... o Governo terá uma cláusula de proteção para garantir o controle nacional sobre ela.”

. Ou seja, a Folha se transformou de pleno direito no órgão oficial da “BrOi”.

. Sobre os dois editoriais.

. São duas peças ineptas.

. A leitura atenta do órgão oficial da “BrOi”, a Folha, demonstra exatamente o contrário.

. Carlos Jereissati e Sérgio Andrade, sem botar um “tusta”, vão assumir o controle da empresa e jogar o Governo – BNDES e Banco do Brasil – pelo ralo abaixo.

. E, lá na frente, entregam a empresa a Daniel Dantas, que, provavelmente, tem um “acordo de gaveta” com Sérgio Andrade, de quem já foi (e talvez ainda seja) sócio.

. O problema não é a estatização.

. É usar o dinheiro do povo (os recursos do BNDES saem do Pis-Pasep e do FAT) para enriquecer dois empresários privados.

. Mais ou menos como FHC fez com Daniel Dantas, sob aplausos do PIG ...



Fontehttp://conversa-afiada.ig.com.br/materias/474001-474500/474258/474258_1.html



Comentário:Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.(frase retirada da mesma fonte acima)

0 Comments: