domingo, 23 de setembro de 2007

Profissão Influência

Sempre me perguntei o que eu seria quando eu crescesse. Quando era pequeno - o que não faz muito tempo - queria ser médico. Acho que todo mundo já quis ser médico. Eu já quis ser jornalista, advogado, professor, até escritor de novela. Hoje pretendo seguir o ramo da Engenharia.
Sei que tenho capacidade para ser um bom engenheiro. Não é como um dom, não consigo enxergar em mim dons que posso aplicar no trabalho. Mas é algo de bom rendimento econômico e que sei que posso fazer.
Porém, não é aí que quero chegar. Hoje, quando voltava da escola, perguntei-me se eu serei influente para a sociedade. Se meus filhos olharão para mim e verão um cara respeitado. Se eu acordarei toda manhã como alguém para o mundo ou como um zé ninguém. E cheguei a uma conclusão: Quero ser influente sim. Mas para aqueles mais próximos de mim. Não quero mover massas, liderar movimentos ou algo parecido. Sei que não tenho capacidade para tal. Não tenho o "dom".
Como um pensamento leva ao outro, fiquei me perguntando se existia alguém no Brasil com capacidade para mudar a miséria que assola o país. Mesmo sabendo que, se eu me dedicar, terei um futuro que poucos terão, principalmente no Brasil, não quero que a nação continue como está. Já deixei óbvio que não tenho o poder nem a paixão que muitas pessoas têm em influenciar, de discursar, de ter as pessoas ao seu favor. Mas será que alguém nesse país tem?
Se voltarmos ao passado, eu até diria que sim. Não querendo ofender aqueles que apoiam Lula, e sei que têm motivos para isso, mas eu não tenho nenhum. Lula hoje ainda tem uma grande carisma, porém bem mais desgastada. Creio que se as coisas não tivessem andado como andaram e como andam, até hoje, ele poderia ter mudado sim o Brasil. Acho que faltou pulso, garra, determinação. O povo acreditou nele, eu acreditei também. Mas para mim e para muitos não mudou nada.
Por isso não quero ter essa responsabilidade. Sei que não tenho a capacidade de exercer tal função na sociedade. Sei que, como engenheiro, farei melhor meu trabalho. Mas é algo para se pensar. Será que você, caro leitor, não tem a capacidade para isso? São poucos os que podem, e menos ainda os que querem.
Um dia, e faz muito tempo, num daqueles horóscopos de Internet, li que estaria pra nascer alguém importante. Fiquei pensando se seria o novo Jesus Cristo, ou um Papa, ou um presidente, ou um jogador de futebol. Bom, se esse cara tiver nascido mesmo, espero que tenha boas intenções. Quem sabe algum dia desses não surge um salvador. Sei que é loucura acreditar, mas quem sabe...

Lucas Teixeira

0 Comments: