sábado, 27 de dezembro de 2008

História-I

O nome dela é Rebeca, ela tem 7 anos de idade, é engraçado vê-la brincar. Ela sobe, desce pula e volta, é incrível como não se cansa! Ela é engraçadinha, ri por tudo até de piada sem graça. Ela tem um cachorro chamado Sushi. Quando ela tinha seis anos, ou melhor seis anos e meio como ela diz, ela foi com os pais num restaurante japonês, o pai dela então disse com a boca cheia pro garçom:_Eu quero um sushi!- Isso foi o suficiente pra Rebeca se apegar ao nome, era sushi pra cá, era sushi pra lá, então ela ganhou um cãozinho, e não deu outra, batizou o animal de sushi.

Ela acorda todos os dias ás 7 da manhã e vai para a escola. Ela gosta da escola! É ela ainda não está na idade de não gostar...Mas ela gosta mais da escola por causa dos coleguinhas dela. São 22 alunos na sala de Rebeca, contanto com ela, então são 21 coleguinhas pra ela brincar, isso a agrada, porém, existem três que são mais que coleguinhas pra Rebeca. Robson, David e Amanda são os melhores amigos de Rebeca, ela praticamente não desgruda deles durante todas as aulas. Na escola ela tem aulas de história, geografia, matemática, português, ciências, informática e artes. Ela gosta mais das aulas de história e de artes. Sabe as datas do descobrimento do Brasil e da inauguração da cidade de Salvador de cor! Você sabe?

A aula de artes é onde ela se esbalda! Ela adora pegar aquelas tintas, aqueles pincéis, aqueles papéis e se sujar muito!

Mas ela tem talento. Ela desenha muito bem pra idade dela, com um pouco de dedicação pode vir a ser uma grande desenhista e pintora!

Mas ela gosta mesmo é de voar! Ela disse a mãe que queria voar, a mãe dela ficou com muito medo que ela pulasse de algum lugar e a avisou sobre todos os perigos, Rebeca entendeu tudo direitinho, mas sabe como é mãe né? Toda hora está olhando pra ver se a filha não está tentando se jogar de algum parapeito.

Apesar do medo da mãe com suas idéias, Rebeca não desiste delas!

Ela quer voar, disse que queria voar como os pássaros, mas descobriu que seria meio complicado...

Mas quando ela tinha 6 anos, é exatamente 6 anos, ela aprendeu a andar de bicicleta, o pai que ensinou, e numa das longas pedaladas de 300 metros que costumava fazer, ela descobriu uma forma de voar. Ela sentiu o vento batendo no seu rosto, e então quis experimentar aquele sentimento, abriu os braços, largando assim o guidon, fechou os olhos e percebeu que estava voando! Essa experiência deixou Rebeca fascinada!

Depois de um tempo fazendo isso ela acabou caindo e se machucando um pouco, mas valeu a pena!

Quando Rebeca fez 6 anos e meio e alguns dias, sua paixão por voar ficou ainda maior!

Ela foi com o pai e a mãe numa viagem de avião, Rebeca pôde sentir o avião decolando, pôde sentir como é estar no ar como os pássaros e adorou tudo isso!

Foi um dos momentos mais felizes da curta vida da menina!

Depois disso Rebeca então se decidiu:_Vou ser piloto de avião!

Ela já fez 7 anos e não desistiu da idéia, parece que é isso mesmo que a pequena quer!

Hoje aconteceu uma aula sobre profissões na escola de Rebeca, a professora perguntou o que cada um dos alunos queria ser, Rebeca disse sua pretensão em ser piloto, o que surpreendeu muito sua professora! Por fim a mulher passou como dever de casa, uma pesquisa sobre a profissão pretendida por cada aluno. Isso animou muito a menina!

Quando a mãe e o pai de Rebeca chegaram à escola para buscá-la, foram recebidos com pulos e risos, a menina queria logo chegar em casa pra pesquisar sobre o que é ser um piloto de avião.

A menina entrou no carro e foi voltando pra casa...

Quando passavam por um cruzamento o sinal fechou pros carros que vinham na diagonal, só que um deles não respeitou isso...bateu num carro que estava passando, o carro foi jogado pra trás e bateu em outro, que bateu em outro, que bateu no carro onde estavam Rebeca e os pais...o pára-brisa foi despedaçado pelo impacto, e um dos pedaços dele atingiu Rebeca no braço...os pais de Rebeca sofreram ferimentos leves e saíram desesperados do carro com a filha que sangrava muito...Por sorte estavam perto de um hospital, foram correndo até lá e a menina pôde ser atendida de forma rápida, o sangramento foi contido, porém, a menina perdeu muito sangue...desolado o médico que atendeu Rebeca foi falar com os pais da menina:_Sua filha perdeu muito sangue...o tipo sanguíneo dela é O negativo...e está em falta no nosso banco de sangue...- isso revoltou os pais de Rebeca que se viram incapazes de ajudar a filha por terem sangue A e B respectivamente, a tristeza se abateu sobre os pais da menina, não havia o que fazer...seria impossível salvá-la...

Rebeca estava deitada, ainda consciente, anestesiada no local do corte, não estava mais perdendo sangue, mas já tinha perdido demais...

Rebeca estava com frio e avisou isso aos médicos, e aos seus pais quando eles chegaram, sua mãe tentou não chorar, assim como seu pai, mas eles não conseguiram, e isso assustou a menina que não sábia o que estava acontecendo...

Por falta de sangue no organismo, sua pressão estava baixa, o que a deixava com os sentidos prejudicados.

A oxigenação de suas células estava seriamente prejudicada por conta da reduzida quantidade de células vermelhas em suas artérias, veias, e capilares, pela perda excessiva de sangue.

Pra tentar se salvar, o organismo de Rebeca começou a poupar energia, e funções menos vitais à sobrevivência da menina foram sendo desligadas.

Rebeca já sentia muito frio e dores quando perdeu a consciência.

Suas células foram morrendo por falta de oxigenação, seu cérebro foi sendo danificado lentamente...sem fluído o suficiente, o coração não pôde manter a pressão dentro dos vasos, e então parou de bater.............Rebeca morreu exatamente às 15 horas e 37 minutos do dia 17 de dezembro de 2008, com 7 anos 2 meses e 5 dias...

Se as estatísticas e os atestados de óbito viessem assim, vocês doariam sangue?


Personagens e eventos fictícios, que acontecem todos os dias por nossa culpa.


Matheus

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Campanha de Doação de Sangue

Olá a todos!
Nós do política e sociedade estamos de volta com a campanha de doação de sangue aqui em Salvador!
Ela esteve parada por um tempo esperando por uma contribuição que não veio...erro nosso.
Bem, agora vamos tentar não errar mais nesse sentido, e estamos dando continuidade ao trabalho.
No momento estamos buscando apoio para a realização do projeto, e esperamos que cheguemos ao nosso objetivo.

Eu pessoalmente conto com o apoio de todos que se propuseram a ajudar uma vez, e digo que mesmo sem "apoios maiores" por assim dizer(do ponto de vista econômico e até de influência) nós não vamos deixar a idéia morrer, por que não se trata apenas de uma idéia, se trata de uma realidade, que nós temos a obrigação de construir!

Bem, chega de palavras.
Mais informações estarão sendo sempre divulgadas.
A todos que quiserem ajudar peço que me procurem no meu e-mail: fcbahia05@hotmail.com

Obrigado a todos desde já!
Abraços!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Teoria da flor

Bem, hoje eu gostaria de postar aqui um pensamento de vida desenvolvido por mim e por Priscila.
Não foi bem algo que paramos pra desenvolver, foi algo natural, foi algo espontâneo e sincero, e gostaríamos de compartilhar desse pensamento.

Pensem bem...
Se as pessoas dessem mais flores umas as outras, o mundo seria muito melhor!
Se as pessoas dessem mais flores, deixariam outras pessoas a quem amam felizes, assim se fariam felizes também, e isso as deixaria mais dispostas, mais solidárias, mais fortes em si.
As pessoas que recebessem as flores começariam a dar flores também, e assim mais e mais pessoas iriam ficar felizes, e iriam renovar seus sorrisos.
Com muitas pessoas dando flores, seria necessário que a produção de flores aumentasse, assim as pessoas que trabalham para sempre existirem belas flores no mundo precisariam de ajuda, e mais e mais gente iria trabalhar com flores.
Assim, o acesso às flores seria facilitado, o preço da flor iria cair pela alta produção e alto consumo, mais sorrisos seriam vistos no mundo, não dizemos que o mundo seria perfeito, não dizemos que não haveria sofrimento, mas haveria flores para aplacar estes sofrimentos.
Com mais gente trabalhando na produção de flores, e mais gente trabalhando para dar flores, poderiam ser distribuídos neste mundo mais carinhos e amores!
Dar uma flor então seria um gesto de afeto comum a todos, e para as pessoas especiais, para aquelas que fazem a grande diferença em nossas vidas, faríamos mais!
Plantaríamos nossos jardins, cultivaríamos flores em nossos lares, em nossas vidas!
E daríamos estas flores cultivadas por nós mesmos a estas pessoas especiais.
Com mais pessoas cultivando flores, haveria mais paciência no mundo, as pessoas estariam muito ocupadas cultivando seus jardins para as pessoas que amam e para sí mesmas, e assim não teriam nem tempo para pensar em fazer mal.
As flores ensinariam a todos o que é um toque delicado, o que é um aroma suave, ensinariam que não se deve regar em excesso e nem pecar pela falta, ensinariam que cultivar é importante!
As flores ensinariam que não importa o quão longo seja um inverno, ele sempre dará lugar à primavera!
Com as flores as pessoas aprenderiam a conversar, isso é importante para o desenvolvimento de um belo jardim!
Aprenderiam que a presença tem valor, e que ela está em amar o que se faz pela flor!
Aprenderiam que amar uma rosa significa amar ela como um todo, todas as suas flores, e todos os seus espinhos!
As pessoas finalmente perceberiam que todos teriam seu jardim, um lindo jardim!
Mas ainda assim a flor vinda do jardim de quem se ama teria um significado único e todo especial.
As flores seriam como as palavras, poderiam ter diversos significados, dependendo de quem diz!
As pessoas aprenderiam que quando contratempos impedem o sol de ir até as flores, temos que levá-las até o sol!
O mundo todo seria mais bonito!
O mundo não seria perfeito.
O mundo não seria ideal.
Mas as flores também ensinariam que ervas daninhas existem, e temos que aprender a superá-las!
As flores ensinariam as pessoas a sentir...
As flores gerariam emprego, afinal precisaríamos de mais pessoas nas floriculturas!
As flores finalmente provariam que são mais fortes que o canhão...O canhão pode ferir nossos corpos, mas as flores podem tocar nossas almas!
Temos muito que aprender com as flores...

Matheus e Priscila

domingo, 31 de agosto de 2008

Por que ser vegetariano

Dance, monkeys, dance! - http://br.youtube.com/watch?v=DRJqrLd7MrE
Vegetarianismo - http://br.youtube.com/watch?v=nd71OvcCX2s
Porque não beber leite - http://br.youtube.com/watch?v=D2J6phADJvY&NR=1
O que os vegans comem - http://br.youtube.com/watch?v=p1_8GL_lzt8
5 mitos sobre o vegetarianismo - http://br.youtube.com/watch?v=-vFJUKzONL0
Pocilga de sequestro - http://br.youtube.com/watch?v=wGtMRNMyGkQ

Fisiologia


Nossa fisiologia é muito mais próxima da dos herbívoros que da dos carnívoros ou até mesmo dos onívoros (que é a classificação que se usa comumente para os humanos):

- Começando pelos músculos faciais: os dos carnívoros e onívoros são reduzidos, o que permite uma abertura maior, para cortar, enquanto os nossos são bem desenvolvidos, para mastigar.
- Mastigação: carnívoros engolem por inteiro, onívoros no máximo esmagam o alimento, frutívoros, herbívoros e humanos mastigam várias vezes antes de deglutir.
- Mandíbula: carnívoros e onívoros não têm movimentação lateral, fazem apenas um movimento cortante. Frutívoros, herbívoros e humanos têm amplo movimento lateral.
- Saliva: carnívoros e onívoros têm saliva ácida, sem enzimas digestivas. Frutívoros, herbívoros e humanos têm saliva com pH básico e enzimas que degradam carboidratos, úteis na digestão de cereais, por exemplo, não de carne.
- Dentes: os incisivos (dentes "da frente") dos carnívoros e onívoros são curtos e pontudos, usados para rasgar a carne. Os nossos são achatados, grandes e em forma de espada. Tente rasgar carne com eles. Se conseguir algum resultado, conte-me como é a experiência de perder um dente. Os dentes caninos são longos, afiados e curvados nos carnívoros. Os nossos são ridiculamente curtos e não afiados. Molares são afiados, cortantes e em formato de lâmina nos carnívoros, enquanto os nossos são achatados e têm a função de triturar, não de cortar.
- Estômago: os estômagos dos carnívoros e onívoros são muito mais ácidos que os nossos. Essa acidez é bem conveniente para a digestão das duras moléculas de carne e até mesmo matar as bactérias encontradas em abundância nos animais mortos. O pH estomacal de um cão equivale a 1, o dos frutívoros, herbívoros e humanos equivale a 5. Não são incomuns problemas de digestão depois de um farto churrasco com uma feijoada "completa", não é mesmo? Ou quem sabe, infecção por salmonella depois daquele cachorro-quente com salsicha de frango?
- Intestino: nosso intestino, assim como o dos herbívoros e frutívoros, tem um tamanho superior a 10 vezes o nosso corpo. O dos carnívoros e onívoros por sua vez, tem de 3 a 6 vezes o tamanho do corpo. Por que? A carne é rica em bactérias que podem infectar o animal que a come. Se o processo digestivo for muito longo, a carne apodrece antes de ser digerida e excretada. Essa pode ser uma das causas do câncer de cólon, que atinge várias pessoas em todo o mundo.
- Unhas: você tem um polegar opositor, o que te difere de outros animais provavelmente tidos por você como inferiores na escala da evolução, mas na ponta desse seu polegar ainda tem uma unha achatada que não serve para rasgar carne, embora você insista em comê-la. É a diferença entre as unhas dos carnívoros e a sua, ser herbívoro. Os carnívoros têm garras afiadas, você, herbívoro, tem unhas achatadas.
- Doenças: velhice precoce, obesidade, colesterol alto, hipertensão, osteoporose, problemas renais, problemas cardíacos, câncer... Essas e provavelmente outras doenças podem ser causadas pelo consumo de carne. Esses são apenas aqueles problemas causados em curto prazo. Somos essencialmente herbívoros e os efeitos reais de uma dieta não condizente com a nossa condição podem ser devastadores e ainda não terem sido revelados. Considerando o tempo de evolução do ser humano, alimentos introduzidos de forma errada na nossa dieta há alguns milhares de anos podem ainda causar inúmeros prejuízos para o futuro da nossa espécie.

Agronegócio

Há um enorme impacto ambiental provocado pelo agronegócio. No Brasil utiliza-se o método de pecuária extensiva, isso significa que cada boi ocupa 1 hectare de terra. São mais de 200 milhões de bois apenas no Brasil, um país de 190 milhões de habitantes. Faça as contas e terá o absurdo resultado de 200 milhões de hectares ocupados por animais confinados, explorados, escravizados e um deles provavelmente esteve hoje na sua mesa. Como se não bastasse, além de derrubar florestas, esses bois ainda liberam metano, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Ou seja, a pecuária acelera o efeito estufa duas vezes. Agora, antes de dizer que se preocupa com o desmatamento da Amazônia, olhe para o seu prato e pense no que você tem a ver com isso.

E se todos fossem vegetarianos... Onde plantar comida para todos?

Como já foi dito acima, os bois ocupam 200 milhões de hectares de terra que poderiam ser usados no cultivo de gêneros agrícolas para a alimentação e outros usos, como os biocombustíveis. O que se usa para alimentar bois seria suficiente para alimentar cerca de 8 bilhões de pessoas, e ainda tem a água. Claro, ninguém vai comer feno ou capim, mas não é sobre isso que falo. Quero dizer que a terra utilizada para o cultivo do alimento do boi serviria também para o do humano. Além disso, no Brasil, 40% do que é produzido é desperdiçado. São mais de 25 milhões de toneladas de comida jogadas fora. Dá pra ver que não há razão para a fome. Isso é um problema que você ajuda a criar e por não se sentir afetado diretamente, não faz nada para resolver.

"A Terra provê o bastante para satisfazer a necessidade de todos os homens, mas não a ganância de todos os homens." (Mahatma Gandhi)

Que diferença faz a vida de um boi, galinha, porco ou qualquer outro bicho? Eles só servem para mugir, pastar, rolar na lama e fazer cocoricó...

O ser humano ainda não sabe verdadeiramente o que é o respeito e por isso não sabe o que é a paz. Destruimo-nos uns aos outros, passamos por cima de qualquer um em maior ou menor proporção, e ninguém se importa se o outro sofre, enquanto não sabemos o que é dor desprezamos a que os outros sentem. É a filosofia egoísta seguida por todos, que começa no desrespeito à vida de um animal e vai até a guerra. Em maior ou menor proporção, tudo segue o mesmo princípio: o egoísmo estúpido. É politicamente correto criticar o sistema, defender os fracos e necessitados, dizer que dinheiro não importa, não apoiar o desmatamento, o consumismo, a violência, amar o bichinho de estimação, enquanto goza de uma vida sem dor construída às custas de tudo que se diz repudiar. O desrespeito entre os humanos nasce também no desrespeito pelos animais. Todos adoram os animais vivos quando crianças e têm nojo de ver um animal morto, sangrando. Isso sim é natural a qualquer um, mas em algum momento de nossas vidas nos induzem a pensar o contrário por conta de um negócio que dá dinheiro. Achar que a vida do outro pode ser medida de alguma forma, que se pode atribuir algum valor a ela, nos leva ao desprezo pela vida, à banalização de tantas desgraças. Os animais são seres sencientes, ou seja, sentem prazer e dor, como você sente. Afinal, você também é um animal, não está no topo da cadeia da evolução, e sua vida tem a mesma importância que a de um rato sim. Ao escravizar um animal de qualquer forma, seja comendo, usando-os em pesquisa, entretenimento, ou comprando-o, você está também se escravizando.

E comer um vegetal também não é tirar uma parte da natureza? Você não está matando do mesmo jeito?

Tirar uma fruta de uma árvore não vai matar a árvore. É como tirar um pouco de seu sangue para doar a alguém. Tudo bem, em outros casos tiramos a planta do solo para comermos, matando-a, porém é comprovado que as plantas não têm terminações nervosas que as façam sentir dor ou prazer. Não são seres sencientes como os animais e como você. E se ainda assim você acha uma crueldade porque é um tipo de vida, pense melhor então ao tomar um antibiótico para curar uma infecção. Você estará matando bactérias. Que cruel, não? É óbvio que há uma diferença entre a vida animal e a vegetal. Até uma bactéria, um ser unicelular, é considerado um ser vivo. Mas a bactéria não sente, não entende o que é afeto, não é capaz de amar, de sentir tristeza ou felicidade. Animais sentem, você sente.


Isso tudo é frescura... Vegetarianos são todos fracos, feios, subnutridos, burros e envelhecidos.

Diga isso para:

Carl Lewis (9 medalhas de ouro em olimpíadas)
Andreas Cahling (fisiculturista ganhador do Mr. Mundo em 1980)
Piero Venturato (bi-campeão mundial de fisiculturismo)
Bill Pickering (nadador que aos 48 anos conseguiu bater um recorde mundial)
Dave Scott (triatleta reconhecido como o melhor do mundo)
Éder Jofre (renomado pugilista brasileiro)
Chris Campbell (campeão mundial de luta greco-romana em 1980)
Ridgely Abele (8 vezes campeão nacional de caratê)
Anthony Kieds (cantor)
Brad Pitt (ator)
Pamela Anderson (atriz)
Moby (cantor)
Pink (cantora)
Paul McCartney (cantor)
Jude Law (ator)
Albert Einstein (físico)

Além de animais como o elefante, gorila e touro. Inclusive foi feito um estudo comparando o rendimento de 3 grupos de pessoas: onívoros, vegetarianos e vegetarianos sedentários. Os que comiam carne apresentaram rendimento inferior até mesmo ao dos vegetarianos sedentários.

As proteínas, ferro, vitamina b12 e cálcio? Onde conseguir se não comer carne, leite e ovos?

A necessidade diária de proteínas de cada pessoa equivale a 1g por kg, o que não é nada grande. Pessoas que comem carne ingerem geralmente 3 a 4 vezes mais proteínas que o necessário, o que pode causar problemas nos rins e osteoporose. Existem muitos vegetais ricos em proteínas e apenas 10% das necessidades diárias de kcal precisam ser preenchidas por proteínas. Nada difícil se chegar a isso. O cálcio pode ser encontrado em algumas folhas e algas, em quantidades bem superiores às do leite inclusive. Os vegetais absorvem o ferro do solo onde estão plantados e por isso é possível encontrá-lo em abundância em muitos grãos e raízes, mais uma vez, um nutriente que pode ser encontrado em maior quantidade nos vegetais que na carne. A vitamina b12, além de ser encontrada em forma sintética, também pode se obter através de bactérias, fungos e algas. Basta não cozinhar demais os vegetais, o que, aliás, preserva os seus nutrientes. Seis minutos de cozimento são suficientes para a maioria das verduras e legumes. Se quiser, pode procurar um nutricionista. Ele te recomendará uma dieta baseada naquilo que você gosta e sentirá com certeza os benefícios de uma dieta vegetariana.

Entendi, mas não comer animais é o mínimo que posso fazer por eles, pela natureza, por mim. O que mais posso fazer?

Primeiro, para ser vegetariano de verdade você não pode comer, usar nada de origem animal ou que tenha sido testado em animais. Comprar hambúrguer de soja de uma empresa que produz peito de peru também não vale. É no mínimo muita hipocrisia. Eu sei que é difícil viver se policiando, mas, como eu li em algum lugar, "Eles param de matar quando você para de comer". A revolução começa em cada um. Há uma falsa democracia em que se diz que o povo governa, mas um povo que nem sabe que governa não governa de verdade, não é mesmo? Todos os dias mexem na constituição à qual você está submetido e você talvez nem saiba disso. Querem até liberar o desmatamento de metade da Amazônia que você tanto defende e talvez você nem saiba disso. Usam você como massa de manobra, controlam cada passo seu, você não sabe disso e não faz nada por isso. Você contribui para que isso continue acontecendo. Você é hipócrita, como eu talvez, mas pode ao menos ser sincero ao dizer que é hipócrita. Ao menos aceitar que você pode fazer muita coisa sim, mas não se importa em fazer porque pra você tudo parece estar bem. Se você lê isso, provavelmente é porque tem acesso à internet. Então, poderia começar assinando alguns abaixo-assinados contra alguns absurdos que você finge repudiar, ou participando de alguns projetos. É só um clique. Não vai te roubar seu precioso tempo ou dinheiro.

Contra o projeto de lei que legaliza a derrubada de metade da Amazônia:
http://meiaamazonianao.org.br/
Pela abolição do uso de animais em circo: http://www.petitiononline.com/plcircos/petition.html
Campanha Eu Grido: www.eugrido.com.br


Antes de pedir para divulgarem isso, gostaria de pedir que aderissem à ideologia vegana. Isso mesmo, ideologia. Vai muito além da dieta. Ser vegetariano só na dieta é hipocrisia. Para que a existência de nossa espécie e de outras vá além da expectativa de 400 milhões de anos, para que sobrevivamos à nossa autodestruição, pela vida, sua e da natureza. O ser humano é o único animal capaz de provocar grandes mudanças no meio que habita. Se bem utilizada, essa capacidade é um dom. No contrário, não passa de suicídio.

Colaborador anônimo

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Incertezas

Saímos de casa todos os dias sem saber o que pode nos acontecer dessa vez, as vezes nos perguntamos, as vezes fazemos planos, mas são poucas as verdadeiras certezas que temos, certezas essas que poucos podem entender, e que devemos guardar no fundo dos nossos corações, são um tesouro inestimável!
Muitos podem achar estas icnertezas um tanto quanto assustadoras, mas são elas que trazem mais vida as nossas vidas. Podem ser surpresas agradáveis, inesquesíveis, podem ser surpresas ruins, que prefeririamos não lembrar, mas são sempre incertezas.
Hoje indo para o colégio, passei por alguns lugares dessa cidade e observei tudo ao meu redor, preenchido por um sentimento bom eu procurei enxergar tudo que me cercava.
Nessa observação não ví nada que não faça parte da rotina deste lugar, ví pessoas andando, ví pessoas falando, ví carros, ví estradas, ví uma linda imagem do mar...ví uma moça deitada em cima de uma pedra debaixo de um viaduto com um bêbê ao seu lado, ví um homem agachado atrás de um muro defecando na rua, ví uma senhora de uns cinquenta e poucos anos com os braços cruzados no próprio corpo, tentando se aquecer e olhando para os lados...
Bem, não importa o que pense agora, não muda o fato de que estas coisas estão acontecendo nesse momento, e que são terrivelmente corriqueiras. Não adianta agora se horrorizar, praguejar, ou sentir nojo, estas pessoas estão vivendo isso a cada segundo.
Não é preciso que façamos uma viagem como a de Che Guevara, ou que visitemos a África, ou o Haití, ou qualquer outro lugar considerado miserável, para ver estas coisas, precisamos apenas sair de nossas casas e realmente olhar ao redor.
Pessoas são tratadas como lixo, e não só pessoas, animais tambem.
O homem se torna lobo do próprio homem, o homem se torna lobo de tudo que hábita este planeta.
Talvez muitos de vocês não saibam disto, mas existe uma proposta na câmara para "permitir" que metade da amazônia seja desmatada.
É isso aí metade da amazônia! Aquela floresta imensa que está no norte do nosso país e em alguns outros países, a sua amazônia, a minha amazônia, a nossa amazônia, alguem por acaso nos perguntou se deixamos?
O homem massacra os seus, e massácra os outros, animal ou vegetal, não deixa passar nada, e tudo isso em prol de um sistema falido.
A medida que o capitalismo se desenvolve, mais e mais riqueza se concentra nas mãos de alguns poucos, desestruturando o próprio sistema capitalista. Como um sistema que se condena a extinção pode dar certo ?
Não somos comunistas, ou anarquistas e nem pretendemos sê-lo.
Para muitos o mundo está do jeito que tem que ser, não precisa de nenhuma mudança, a essas pessoas eu digo: Façam um favor a vocês mesmos, saiam de casa, vão a qualquer viaduto, e apenas olhem!
Este mundo "perfeito" foi construído por aqueles que nos julgam sonhadores, aqueles que se dizem senhores da razão, a eles eu pergunto: Onde está sua razão? Onde está sua perfeição?
Não adianta falarmos se não tomarmos atitudes. Dia após dia, muitas pessoas aparecem revoltadas, julgam, condenam, e no final agem tão ruim ou pior que as pessoas que julgam.
Não podemos falar sem respaldo, como podemos falar de políticos corruptos, quando ficamos com troco que foi nos dado indevidamente? Quando aceitamos participar de uma chantagem?
Como podemos reclamar da incompetência pública na administração das cidades, quando nós mesmo as destruímos? Como podemos reclamar das guerras, quando nós mesmos as travamos por coisas infimas?
A revolução tem que começar de dentro! De dentro pra fora! E não o contrário!
Cada um de nós tem que se mover, e se concientizar por sí! Formemos as fileiras!
As revoluções da história, tinham em sua grande fraqueza, a presença de um líder, se o líder caísse, toda a revolução se consumiria nas chamas da derrota.
Não precisamos de um líder, sejamos cada um de nós, líderes de nós mesmos, se todos nós pudermos vislumbrar o mesmo objetivo, independente do que os outros pensem ou falem, nada poderá nos parar!
Todas estas pessoas que sofrem, um dia sonharam, talvez elas tenham sido menininhas como as filhas de muitos de vocês, elas sonhavam com um mundo lindo! Um mundo cheio de beleza!
Todas estas pessoas foram crianças, e estas pessoas sonharam, e cometeram o maior erro que esta raça que se acha pensante pode cometer...deixaram de sonhar!
Mas estas pessoas deixaram de sonhar por que não vislumbravam mais nada, além de um estômago vázio, e a solidão...
Enquanto não fazemos nada, a brutalidade dos criems aumenta, o crime organizado se torna invencível, e perguntamos: por que?
É simples, estas pessoas não querem mais esperar por nós...
Pense o mínimo nessas coisas, vou lhes dizer aqui, eu sou uma pessoa feliz! Não poderia pedir mais nada na minha vida, pois já tenho tudo que preciso :]
Estas pessoas podem me atingir, como a todos nós.
Apesar de ser feliz eu ainda me lembro que não vivo só neste mundo(graças a deus).
As vezes precisamos de bons motivos para tomar atitudes, para tomar decisões, pois bem, imaginem todas as incertezas deste mundo, aquelas pessoas um dia podem ser seus amigos, familiares...seus filhos.
E você tem nas suas mãos a chance de impedir que isso possa continuar, e que possa ser uma realidade para estas pessoas.
Acorde todo o dia, e pense numa pessoa pela qual você arriscaria tudo, pela qual faria tudo, pela qual lutaria com afinco! E faça algo...Faça por ela....

Matheus

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Revolução

Que tal começarmos uma revolução?
Se aceitam então vamos lá!
Peguem muitas armas, muita munição, o máximo que conseguirem, mas tentem conseguir armas mais novas tambem, podem ser das velhas, mas as mais novas são melhores!
Bem, depois que conseguirem isso tudo, destruam! Não deixem uma intecta sequer, peguem o material e reciclem, pelo amor de deus não vão jogar isso por aí entenderam?
Depois desse primeiro passo, saia na rua, você com certeza vai encontrar com um mendigo por aí, quando ele lhe pedir dinheiro não dê, quando ele lhe pedir comida, tente comprar pra ele, mas não se vá, fique e converse um pouco com ele, saiba por que ele está naquela situação.
Depois experimente pegar um ônibus, se nunca tiver pego um na vida peça ajuda, olhe pros lados, encontre alguem que lhe pareça confiável e pergunte pelo ônibus.
Pegue a condução, de preferência uma lotada, então quando você já estiver cansado de ficar em pé e uma pessoa se levantar, você olha pra moça com um bêbê no braço, ou para aquela senhora em pé, e deixa ela se sentar nesse lugar, repita isso até que não sobrem mais moças com bêbês ou senhoras cansadas em pé. Depois quando você finalmente se sentar, e uma senhora ou um senhor se sentarem do seu lado e começarem a desabafar, pare pra ouvir! Esqueça um pouco que o vento está desmanchando seu cabelo, ou que a temperatura está elevada, escute tudo o que esta pessoa tem a dizer, mas o faça com atenção! Tendo feito isso, quando o seu ponto chegar e tiver que descer, você vai ganhar uma recompensa, mas não faça isso por recompensas, esta pessoa vai te dizer-Muito obrigado!- Aí você vai se sentir feliz, é isso aí você vai se sentir feliz, vai ser algo muito importante pra você acredite!
Quando você descer do ônibus e der de cara com um assalto executado por menores, não ache normal, ampare a vítima, tente acalmá-la, e mostre a ela que está tudo bem, será bom para vocês dois.
Quando chegar em casa cansado(a) de um dia exaustivo e seus pais, ou parentes que morem com você disserem para ir tomar banho, para tomar café, para fazer a lição ou algo do tipo, sorria! É isso aí sorria, eles acabaram de mostrar que se preocupam com você! Se eles não lhe disserem nada que o ofenda naquele dia, por que as vezes os pais fazem isso, mesmo sem querer mas fazem, como muitas pessoas fazem, por não entender algumas coisas, fique muito feliz! E agradeça a quem ou ao que quiser por que eles confiam em você! Depois quando não tiver motivo algum, nem para não fazer nem para fazer, chegue pra sua mãe, ou pai, ou a quem representa estas funções pra você, dê um abraço, dê um beijo e diga:Eu te amo! É eu sei que nos EUA eles não fazem muito isso, mas não siga a moda deles não, crie a sua!
Quando for falar com seus amigos procure ouvi-los se você for uma pessoa boa nisso, ou falar se for bom nisso tambem, se der pra balancear as duas coisas não tenha medo de fazer!
Quando um deles lhe revelar um sonho que para ele mesmo parece ridículo, simplesmente sorria e diga:-Só precisa lutar por isso!-
Quando tiver algo especial em sua vida, simplesmente aja naturalmente, quando isso acontecer não precisará fazer mais do que isso! Não atribua valor ao que lhe é especial, simplesmente sinta o quanto é bom! Quando você sentir uma coisa completamente sem sentido pra ninguem exceto pra você e pro que lhe é especial, você vai ter certeza de que está certo, mas certo de que? Não importa!
Quando lhe disserem pra deixar de acreditar em seus sonhos, simplesmente não dê ouvidos, mas não deixe de acreditar que quem lhe disse isso possa lhe dizer verdades, apenas para esta pessoa isso não é verdade, tente mostra-la de algum modo, se não conseguir continue sendo você, torça pra que um dia ela veja, acredite nos seus idéais e deixe que as pessoas acreditem nos delas, contanto que isso não traga nenhum mal.

Bem, depois disso tudo, quero apenas dizer que não faça o que eu disse.
É não faça não! Eu lhe peço que leia quantas vezes achar necessário, tire a essência disso aí e então poderá participar da revolução.
Se você se identificar com isso ótimo! Mas pegue isso aí e procure melhorar!
Não tente se achar na vida de mais ninguem, construa a sua.
E quando estiver entusiasmado com nossa revolução, acredite no que está fazendo, depois de feito isso ninguem mais vai poder te parar!
Bem disse o que fazer de novo, mas levem só como uma dica, um código, e tentem descobrir a mensagem secreta, no final vai lhe parecer, e será a coisa mais linda do mundo!

Matheus

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Manifesto de junho

Olá a todos, quero através deste manifesto, compartilhar de uma visão com todos vocês, peço que leia as próximas linhas com a mente e o coração abertos para o novo.
Em toda minha vida eu fui sonhador, e por isso desde cedo ouço coisas como: “encare as cosias mais a sério” ou “vamos seja realista”; estas palavras vinham das mais diversas bocas, desde as queridas até as não tão queridas assim. Com o tempo estas palavras foram causando um efeito em mim, com o tempo elas me fizeram mudar, com o tempo elas foram conseguindo me matar. Desde o dia em que comecei a “crescer” por assim dizer, que ganhei um vazio, e com o tempo este vazio cresceu, passei a tentar preenchê-lo das mais diversas formas, em vão. Não percebia eu, que isso ocorria com a maioria das pessoas que me cercavam. Elas também se sentiam vazias e tentavam preencher este vazio, mias uma vez em vão. Das vezes que tentei recuperar a “chama” que morria dentro de mim, obtive alguns melhores resultados, pude me preencher, mas ao mesmo tempo fui repreendido por novas bocas, bocas queridas que assim como eu estavam tentando preencher seu crescente vazio. Custei a ouvi-las, não conseguia entendê-las, mas num determinado momento cedi. Fui cercado por pessoas sérias, com vidas sérias, que se preocupavam com coisas sérias, e que tinham um vazio, aquela chama que ressurgia como uma fênix, agora era apenas uma centelha, uma centelha prestes a se apagar, para sempre. Então, num outro determinado momento aquela pequena centelha tentou causar um incêndio em minha mente, e outro em meu coração, a confusão foi enorme, mas despertou em mim uma nova visão, passei a observar todas aquelas bocas queridas, e descobri que casa uma delas tinha uma pequena centelha, que de vez em quando se mostrava, contradizendo as bocas que falavam de realismo, passei então a me alimentar daquelas centelhas, tornei a minha numa pequena chama e mais uma vez consegui preencher aquele vazio de forma concreta. Mas ainda assim minha chama permanecia resguardada, e vocês sabem, uma chama em local fechado tende a se apagas, mas felizmente, antes que minha chama se esvaísse novamente, encontrei outras chamas, chamas que me ensinaram música, estas chamas então me fizeram perceber que as bocas com suas centelhas podiam também guardar pra si outras chamas. Fui então ao encalço delas, e antes que pudesse desanimar por não as ter visto reveladas, uma chama me encontrou, essa chama me ensinou como achar as chamas que estavam por perto, e me ensinou a compreender as chamas que estavam longe, esta chama me fez ver a todos como chamas,e ao mesmo tempo como gotas, como pequenas gotas d’água. Essa chama também me fez finalmente compreender que as chamas ao meu redor são diferentes, mas todas buscam o mesmo objetivo.
Hoje, vendo claramente todas as chamas, penso que todas aquelas bocas estavam erradas, nenhumas destas bocas se mostram completas, nenhuma dessas bocas se mostram realmente felizes, a medida que me vejo melhor como ser humano, vendo o mundo como vejo. Nosso mundo tão cruel, tão miserável, e que tantos dizem não ter futuro, foi construído por realistas, foi construído por pessoas sérias, com preocupações sérias, essas pessoas que dizem que uma visão diferente da deles é impossível, são as mesmas que dizem que a paz nunca deu e nem nunca vai dar certo, quando elas nunca deram uma chance para que a paz pudesse provar isto.
Hoje em dia as crianças, chamadas de futuro da humanidade, estão perdendo cada vez mais cedo esta chama, aqueles que se beneficiam com o estado de nosso mundo estão tirando os sonhos das crianças, e nós pessoas “comuns” precisamos impedir isso! Muitos vão dizer que sou idiota, pois existem crianças que não têm nem a oportunidade de ter sonhos, mas quando falo de impedir isso, falo em dar a essas crianças a chance de sonhar, por que ninguém neste, mundo tem o direito de privá-las disso. Afinal o “mal” vence, se o bem cruzar os braços, por fim quero dizer a estas “pessoas sérias” que se é assim que um realista de sucesso vive, eu prefiro continuar sendo um reles e fraco sonhador...

sábado, 5 de julho de 2008

Posto Móvel do Hemoba na UFBA - 08 e 09 de julho

Galera, como todos sabem, nosso amigo Sat precisou de doação de sangue para a cirurgia a qual ele foi submetido. A partir disso, a gente do Carb mandou um ofício solicitando um posto do Hemoba lá na faculdade, que disponibilizou uma equipe para os dias 08 e 09 de julho.Tudo bem que a cirurgia de Sat já foi realizada mas a gente ainda não sabe se ele irá precisar de mais sangue. Além do mais os bancos de sangue do Hemoba estão com o nível muito baixo, por isso o Hemoba juntamente com o Carb, vem através da internet, email, orkut e outros meios mobilizar o maior número de doadores! É isso:quem puder, apareça na faculdade nos dias 08 e 09 de julho, pela manhã para praticar esse ato de solidariedade!!CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:PARA DOAR, VOCÊ PRECISA:- Estar saudável;- Ter idade entre 18 e 65 anos;- Pesar mais de 50 quilos;- Estar alimentado;- Não ter ingerido alimentos gordurosos 04 horas antes da doação;- Portar documento de identidade com foto atual ( identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira profissional ( emitido por orgão oficial ).VOCÊ NÃO PODE DOAR SE:- Estiver gripado ou com febre;- Estiver grávida ou amamentando;- Teve hepatite após os 10 anos de idade;- Fez tatuagem ou piercing há menos de 01 ano;- For portador de infecções transmissíveis pelo sangue como: HIV, HTLV, hepatite B ou C, sífilis e doença de Chagas;- For usuário de drogas- Apresentar comportamento de risco para doenças sexualmentetransmissíveis. ATENÇÃO:- Doar sangue não engorda nem emagrece;- Não dói, não vicia nem faz mal à saúde;- O material é todo descartável e não transmite doenças;- Em pouco tempo, o organismo repõe o sangue doado;- Na doação de sangue, são realizados exames para doenças transmitidas pelo sangue: HIV, HTLV, doença de Chagas, sífilis, hepatite B e C;- Os resultados dos exames são enviados para o doador em até 40 dias.

Texto extraído da comunidade: Comunidade livre da UFBA, do tópico "Posto Móvel do Hemoba na UFBA - 08 e 09 de julho" do autor Victor.

Através deste tópico aqui no blog, nós dp PS manifestamos nosso apoio a esta iniciativa, e pedimos a todos que estiverem inseridos nas condições acima citadas, que por favor compareçam e doem sangue! Será maravilhoso se for possível levar o posto móvel de 6 em 6 meses, mas para isso são necessários no mínimo 150 doadores nesta primeira vez, contamos o apoio de todos, obrigado.

Segue o endereço, telefones e fax da faculdade de direito, onde estará o posto móvel,obrigado.

Faculdade de Direito
End: Rua da Paz, s/n - Graça
CEP: 40150-140 Salvador- BA
Tel Direto: 3237-7376
Tels Geral: 3336-7155 / 7384 - 3245-8226
Fax : 3247-7176

Ciclo

Perguntamos a deus por que ele nunca nos diz nada....

O sol nasce...durante o dia saímos e o sol brilha com toda força, ou a chuva cai freneticamente, o vento sopra, as arvores falam conosco...

A tarde perguntamos por que temos uma vida tão monótona, tão chata...

A tarde as nuvens desenham no céu coisas incríveis! O vento bate em nosso rosto e nos faz sentir como se pudéssemos voar!!! O sol se põe...

A noite nos perguntamos por que as coisas nunca dão certo pra nós, por que tudo dá errado sempre, ficamos chateados com o mínimo que nos possa acontecer...

A noite as estrelas brilham fortemente! Selene mostra seu brilho a todos que queiram ver!!
Aqueles pontinhos no céu piscam pra nós, e nos dão milhares de possibilidades para seu brilho!!! Podemos fazer milhares de desenhos no céu e nunca repeti-los!!! O sol nasce...

...Passamos uma vida procurando milhares de razões para sermos felizes...e nos contentamos em ter poucas para sermos tristes...

Matheus

sábado, 21 de junho de 2008

Regulamento disciplinar UFBA

Olá a todos, estou aqui hoje para comunicar um fato no mínimo triste para a Universidade Federal da Bahia.
Na cidade de Vitória da Conquista foi iaprovado um "Regulamento disciplinar do corpo discente do instituto multidisciplinar em saúde/Campus Anísio Teixeira"
Neste documento constam "regras" direcionadas aos discentes (alunos) do instituto, o caso é que tais regras submetem os discentes a todo o resto da comunidade universitária, em outras palavras, estas regras limitam os direitos dos alunos, dando caráter de superioridade ao corpo docente, administrativo e técnico do instituto.
Os alunos do instituto em sua maioria do curso de farmácia estão fazendo o possível para impedir que essas "regras" continuem, pois elas já vigoram, desde de 07/12/2007, sendo que não foram amplamente divulgadas pelo instituto, deixando evidente o caráter "maldoso" de tal documento já que o próprio instituto prometeu fazer uma ampla divulgação do documento a fim de deixar todos os alunos a par.
O documento foi muito bem elaborado e muitos precisaram fazer mais de uma leitura para notar a "má intenção" por trás de regras que parecem práticas e cabíveis.
E por último mas não menos importante, o documento chega a ir contra o estatuto da própria UFBA que prevê a existência de um regime disciplinar único para toda a comunidade universitária(docentes, discentes, setores técnico e administrativo) como consta no site da própria universidade http://www.portal.ufba.br/conheca/conselhos_superiores/estatuto#t6

A seguir alguns trechos do documento que foram criticados em carta oficial do corpo discente do instituto, créditos do corpo discente já citado.


Ø Art. 1° - O regime disciplinar a que está submetido o corpo discente, previsto no Regimento Geral, é definido neste Regulamento Disciplinar.O início do regulamento já á falacioso visto que conforme o último Regimento Geral não há disposição nenhuma prevista para regulamentar discentes.Por que não elaborar um processo que dispõe sobre todas as parte da comunidade universitária? É justo que um acordo jurídico disponha apenas obrigação para uma das partes e direitos a outra?

Ø Art. 6° - São deveres dos membros do Corpo Discente, além dos contidos na legislação que menciona o Art. 2°, os seguintes: “ (...) III - a urbanidade, compostura e respeito no procedimento em suas atividades discentes e no relacionamento com os demais membros da comunidade universitária;” O que vem a ser compostura? S.f. 1- Composição, contextura. 2 - Concerto, arranjo. 3- Comedimento, atitude conveniente, respeitável. Como restringir a qualidade do “respeitável” ao capricho de um frio estatuto, em se tratando de um espaço formado por membros de valores tão diversos? Entendemos que a “compostura” aqui citada não passa de um pretexto para a arbitrariedade. “(...) VI - preservar o sigilo de assuntos internos, que mereçam tal tratamento;” Em que tipo de missão “sigilosa” estão envolvidos os alunos de uma universidade? “(...) VII - a não utilização de máquinas, equipamentos e outros materiais sem que para isso recebam prévia autorização.” Em que situações seria conveniente uma prévia autorização? A abrangência do inciso favorece grandemente o enquadramento do estudante.

Ø Art. 8° - Impor-se-á a advertência ao aluno que:“(... ) I - proceder de modo a importunar a outrem ou causar perturbação das atividades acadêmicas;” Estariam portanto qualificadas como “perturbação” toda manifestação estudantil ordeira ou não, com ou sem propósitos válidos? Desde quando o movimento estudantil desfruta no Brasil da comodidade de poder fazer história sem “importunar” a contraditória posição dos “eficientes” responsáveis pelo quadro de escassez e lentidão em que se encontra a educação brasileira? Reivindicar é importunar?

“(...) V - faltar à urbanidade e compostura em suas relações acadêmicas com qualquer membro da comunidade universitária;” Urbanidade: S.f. 1- Qualidade ou caráter de urbano. 2- Civilidade, cortesia, delicadeza e polidez. Em que grau a falta de urbanidade vai influenciar o desempenho das atividades acadêmicas?
PS: Algumas outras informações, o Regime disciplinar foi aprovado por um conselho de 10(dez) pessoas e entre eles apenas um discente, já existe um planejamento para estender este Regime para os outros campus da UFBA, por fim pedimos a colaboração de todos pertencentes ou não a comunidade UFBA para barrar este documento tendencioso e imoral que está em vigor atualmente, obrigado.

Equipe Política & Sociedade

quinta-feira, 5 de junho de 2008



Doe sangue, doe vida!

Se para você isso é clichê tudo bem, mas não é um motivo para deixar de ajudar. Sempre nos perguntamos o que podemos fazer para ajudar as pessoas, para mudar o mundo, o problema é que só perguntamos, responda esta pergunta!

Doar sangue é um ato mínimo que pode fazer a diferença entre a vida e a morte de alguém, são 30 minutos e uma picadinha da agulha para fazer a diferença.

Se você quer mudar, este é um bom começo não acha? Junte-se a nós, doe sangue!

Equipe Política & Sociedade
www.politicanasociedade.blogspot.com

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Inúteis pensamentos

Queria antes de tudo dizer olá a todos que lerem este post e desejar-lhes uma boa leitura.

Bem pessoal, estive analisando por estes tempos as atitudes das pessoas ante determinadas situações. Depois de toda essa "análise" cheguei a algumas conclusões e levantei algumas perguntas: Com relação ao povo brasileiro, vale a pena lutar por ele? Será que não seria melhor seguir adiante?

Muitas vezes nós, com uma condição de vida mais razoável, damos uma de madre Tereza e resolvemos “ajudar o próximo”. Uns por falta do que fazer, outros com medo de ir pro inferno, alguns outros pra limpar a consciência, mais alguns para se aparecer e uma minoria para segurar as pontas enquanto também luta por reformas estruturais. Mas algo que nunca nos perguntamos é se este povo quer ajuda. Tudo bem, se hoje você passa numa instituição de caridade você vê aquelas crianças ali, carentes, precisando de ajuda, e esta questão é logo solucionada. Mas você já parou pra se perguntar se no âmbito estrutural, essas pessoas querem mudança?

Pense na seguinte situação: Você está passando pela rua e dá de cara com um homem de seus trinta e poucos anos, sem nenhum problema físico, pedindo dinheiro. Você oferece a ele comida e o cara lhe pergunta se você está surdo porque ele está pedindo dinheiro, não comida. Ou então você dá dinheiro a uma mulher que diz estar com câncer e precisa dar de comer aos filhos e minutos depois vê a dita cuja comprando meio litro de cachaça com aquele dinheiro que você deu.

Bateu uma certa raiva, né? Pois com o projeto que muitos defendem, poucos seguem e pouquíssimos põem em prática, estaremos ajudando também estas pessoas. E então, será que isso é justo? Será que estas pessoas merecem ajuda? Será que elas merecem o seu esforço? Você está se fazendo estas perguntas? Bem, agora tenho outra: quem é você para julgar se estas pessoas merecem ou não ajuda?

Confuso? Eu também fiquei e no final deste raciocínio maluco e entediante, tirei minhas próprias conclusões: As pessoas não estão prontas para mudança, muitos não a querem mesmo estando na situação de subjugados, muitos anseiam por ela mas não querem lutar para consegui-la. Mas também cheguei à conclusão de que não é porque muitos não querem que aqueles que necessitam devem sofrer. Para mostrar isso, uso uma frase perfeita de Gandhi: "Não é por que existem algumas gotas sujas que o oceano inteiro está poluído".

Nessa busca cada um de nós tem uma série de inimigos, incluindo nós mesmos. Pensei muito e escolhi continuar por este caminho. Agora peço que você também pense, tome uma decisão. Não pra ir com os outros ou pra ser do contra, mas pra ser por sua convicção. Nessa luta não pode haver dúvidas, não pode haver indecisões, pois "As pessoas que fazem deste mundo um lugar ruim não descansam, então por que eu descansaria ?" - Bob Marley.

Matheus

terça-feira, 15 de abril de 2008

Animais

Olá a todos ,estou de volta para discutir um fato alarmante ,tenho notado com freqüência certos tipos de visão de sociedade por parte de pessoas da classe média-alta ,algumas pessoas(não são muitas mas a quantidade já é alarmante) tem dito que na sociedade atual é mais compreensível um pobre assassinar um pobre do que um rico assassinar um rico infelizmente.

Essas pessoas tem defendido(defendido mesmo, com fervor) que as classes menos abastadas são mais propensas a atos de desumanidade ,chegando a dizer que vivem como animais ,é isso mesmo meu caro leitor ,as pessoas menos abastadas são praticamente animais .

Agora eu pergunto a estas pessoas se deixar de comer para alimentar um filho ,se trabalhar um dia inteiro debaixo de sol ,se lutar todos os dias de bico em bico pra cumprir o que o estado e toda a sociedade devia estar cumprindo não é ser gente ,se entrar num ônibus lotado para vender queimados e mesmo assim estar feliz ,alegre e de cabeça erguida não é ser gente ,e então ? pra vocês o que é ser gente ?

Ser gente é ouvir um noticiário manjado ao jantar ,ver que pessoas estão morrendo e sofrendo ,dizer "ó meu deus o que é isso ?" se perguntando por que o mundo é tão cruel ,é ser gente ?

Ser gente é fugir da realidade ,das obrigações ,é fugir da vida ?
Ser gente é ser detentor de uma agrupamento que mata por lucro ?

O que significa ser gente ? é viver em sociedade sendo alterado sempre pelo meio ,ou é sempre estar moldando este meio para melhor viver coletivo ?

Quem é mais humano ? O cara que mora numa invasão acorda as 4 da manhã todos os dias ,trabalha feito um condenado pra sustentar sua família e ainda arranja tempo e forças pra lutar pelos seus direitos e o de sua comunidade ,ou o cara que acorda toma um fato café ,e vai pra seu belo e aconchegante escritório decidir qual será o preço do petróleo hoje e quantas pessoas vão morrer para aumentar seu lucro ?

Pense nisso...

Matheus

domingo, 6 de abril de 2008

Hipocrisia em âmbito nacional

Nos últimos dias nos deparamos com um caso que chocou o país ,o da menina Isabella de 5 anos que morreu após cair do apartamento do pai ,existem suspeitas e mais suspeitas com o caso ,nós damos nossos pêsames a família e aos amigos e sentimos muito por essa tragédia.

O problema é que isto está sendo encarado como uma cruzada pela mídia ,em todos os canais se fala desse caso com a justificativa de ser algo bárbaro acontecido com uma criança ,aparecem pessoas dando suas opiniões ,dizendo que temos que lutar para proteger nossas crianças ,o que parece ser uma comoção nacional ,na verdade é uma hipocrisia nacional ,e por que não internacional.

A cada 7 segundos uma criança morre de fome no mundo ,uma média de 8 a cada minuto ,480 a cada hora 11520 a cada dia ,e elas são tratadas como estatística ,e não aparece ninguém na mídia ou a própria mídia dizendo que isso é algo chocante e comovente ,e que temos que nos mobilizar para acabar com isso ,por que ninguém diz nada ?

Se ser consciente ,se ser sensível com a dor alheia ,se ser justo e bom é isto que estamos vendo agora ,eu tenho vergonha de ser isto tudo!

Obs:Queremos deixar claro que não concordamos que casos como o da menina Isabella sejam esquecidos ,mas que paremos de tentar ajudar quem não precisa dessa ajuda(portanto será inútil) e tentemos ajudar aos que precisam e estão ao nosso alcance(é difícil mas eu nunca disse que seria fácil).

Matheus

Conheça sua constituição

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

Ex:Aqui está dito que um dos objetivos de nossa nação é construir uma sociedade em que todos sejam livres ,iguais e que haja solidariedade por parte do nosso povo ,será que chegamos lá ?

II - garantir o desenvolvimento nacional;

Aqui diz que um outro objetivo que devemos ter em mente é desenvolver nossa nação tornando-a cada vez melhor e mais forte ,no Brasil maioria das pessoas não têm sentimento nacional(tirando na copa do mundo) então essa parte fica difícil de cumprir.

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

Ex:Na minha humilde opinião isso deveria ser corrigido ,não devemos diminuir a desigualdade ,devemos erradicá-la ,mas o que vemos em nosso país desde que esta constituição foi elaborada ,são políticas públicas inábeis e eleitoreiras ,com um pouco de melhora neste ultimo governo.

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Ex:Estamos bem atrasados quanto a este objetivo ,aqui diz que devemos erradicar qualquer tipo de preconceito ,será que isso é possível ?

Matheus


quarta-feira, 2 de abril de 2008

Conheça sua constituição

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Ex:Bem pessoal neste artigo está a base para a "democracia" ,aqui diz que o Brasil é regido pela harmonia de três poderes ,Legislativo:encarregado da elaboração das leis ,e em decidir os gastos governamentais ,ou seja mesmo que seja enviada uma excelente proposta que vá beneficiar os brasileiros de um modo geral ,não é garantido que ela seja aplicada ,pois o legislativo tem que aprovar esta proposta ,no Brasil o legislativo é bi-camaral ,ou seja tem duas câmaras ,a câmara dos deputados e o senado federal.O executivo é o poder que executa as leis ,ou seja cumpre aquilo que o legislativo aprova e elabora um plano de metas para o desenvolvimento político-econômico-social do país ,está representado na figura do presidente da república e nos seus ministros ,o que deve ser demonstrado com bastante ênfase é que o presidente não governa sozinho ,ou seja ,se o presidente não tem maioria na câmara e no senado ,fica difícil para ele governar ,a melhoria de um país não deve ser só atribuída ao presidente(a não ser quando ele é realmente o responsável por isso) ,assim como os males e erros não podem ser atribuídos só a ele também.E finalmente o judiciário ,que é o poder que faz com que a lei ,com que a legislação vigente seja cumprida com rigor ,a base para que a dita "democracia ocidental" seja plena é o equilíbrio entre estes poderes ,ou seja nenhum dos três pode ser mais forte que o outro ,e nenhum dos três pode interferir no outro.



Matheus

segunda-feira, 31 de março de 2008

Conheça sua constituição

Nós do PS começamos hoje m projeto para divulgação da nossa constituição ,nosso propósito é dar uma maior compreensão dos direitos e dos deveres de cada cidadão brasileiro ,a partir de hoje citaremos todos os artigos da constituição explicando de forma clara o que cada um quer dizer.

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
Explicando:Bem pessoal aqui neste trecho a constituição fala da formação de nosso país ,que é constituído por seus estados ,seus municípios e pelo distrito federal ,que não podem ser dissolvidos ou seja nenhum estado ou município pode chegar e declarar independência(pelo menos não unilateralmente) e uma curiosidade são os estados do sul que ainda hoje abrigam alguns movimentos separatistas ,além disso o trecho informa que o Brasil é um país democrático ou seja é um governo da maioria(o que na pratica não funciona muito bem) isso quer dizer que nós(o povo brasileiro) devemos seguir as determinações da maioria de nosso país ,e não das minorias. Continuando...

I - a soberania;

Ex:Somos um país soberano e não podemos aceitar o estabelecimento de forças estrangeiras(armadas ou não) sem "acordo ,tratado ,acerto ou algo gênero" prévio ,também poderíamos interpretar isso como não aceitação da aculturação que sofremos frente a cultura estrangeira(o que não significa não assimilar o que o exterior tem de bom a nos oferecer)

II - a cidadania;

Ex:Todo brasileiro ou habitante das terras do Brasil tem direitos e deveres inalienáveis e irrevogáveis ,para cada direito existe um dever ,só que o problema é que aqui você tem vários deveres e poucos direitos ,por exemplo do que adianta você pagar altos impostos pra que sejam usados na saúde e ter que adquirir um plano de saúde privado ?

III - a dignidade da pessoa humana;

Ex:Aqui eles dizem que todo brasileiro tem direito a uma vida digna ,ou seja ,água ,alimentação ,energia elétrica ,educação ,saúde ,segurança ,saneamento básico boas redes de transporte e etc...por isso acho justo considerar que estamos descumprindo descaradamente nossa própria constituição!

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

Ex:Isso é como uma válvula de escape ,praticamente quer dizer "ajuda de quem pode ajudar é sempre bem vinda" e que o trabalho social voluntário é um dos sustentáculos da nossa nação ,muito belo isso ,e se fosse usado da maneira correta seria extraordinário ,mas se a citação III fosse cumprida em sua totalidade a IV não seria necessária.

V - o pluralismo político.

Ex:Finalmente nesta parte se diz que no Brasil não existem apenas um ou dois partidos ,e sim vários com direitos iguais ,ou seja as diversas opiniões políticas são respeitadas em nossa nação ,na prática precisamos de alguns ajustes.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Ex:E por ultimo e mais importante ,esta citação diz que o Brasil tem de ser governado por seu povo ,que o poder nacional está concentrado nas nossas ,aos ,um pouco dele em cada uma de nossas mãos ,e que é o povo que deve decidir pelo presente e pelo futuro de nosso país ,este trecho tem que ser bastante pregado em nosso país ,para que todos os brasileiros se toquem do que são capazes ,e que eles não existem para dar cargos aos políticos através de seus votos ,mas que os políticos e seus cargos ,existem para dar a este povo liberdade ,igualdade ,e condições dignas de vida!

Matheus

domingo, 23 de março de 2008

Nasce mas nunca cai X Cai mas nunca nasce

Olá caros leitores ,estou de volta depois de tanto tempo para dar continuidade ao nosso trabalho aqui no PS ,desta vez gostaria de abordar um tema que fica em minha cabeça o tempo todo ,bem vs mal.

O que seria isso ? A humanidade vem tentando responder esta pergunta a milhares de anos ,e sempre que encontra uma "resposta" ,cria maneiras de punir aqueles que não seguem o bem pré-definido.

O que seria o bem ? Hoje em dia poderíamos dizer que é do bem ajudar os outros ,se dedicar a algo ,não fazer contra os outros o que não queremos que seja feito a nós ,amar ao próximo ,etc...

Mas se olharmos para o passado veremos que houve uma época em que matar judeus e mulçumanos era do bem ,queimar bruxas ,matar amigos por causa de sua etnia ou religião, destruir suas casas tudo isso era do bem.

E o que seria o mal ? Hoje seria matar alguém ,explodir algo(ou alguém) ferir alguém ,não cumprir com as obrigações ,ser intolerante ,não ter modos e etc...

Mas no passado ser negro também era ser mal ,não concordar com o que "pessoas superiores" diziam era ser mal ,ouve época que ajudar um mendigo na rua era ser mal.

Mas e hoje ? Se hoje matar é errado por que morrem tantos nas guerras ? Por que eu, você , todos nós matamos tanta gente com nossa hipocrisia e nosso descaso ? Por que é certo invadir uma nação que me ameaça e é errado que essa nação me invada quando eu a ameaço ?

Por que é certo eu poder comer na hora que eu quiser ,o que eu quiser ,e desperdiçar o que eu quiser ,sem me preocupar com quem não sabe quando e o que será sua próxima refeição ?

Por que é crime um pobre roubar os ricos ,e é corrupção os ricos roubarem os pobres ?

Por que tantos bons são vistos como maus ,e tantos maus são vistos como bons ?

E eu ? E você ? O que somos ?

Matheus

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Parabens a imprensa brasileira

Bem pessoal hoje eu queria parabenizar nossa gloriosa imprensa nacional por um feito heróico e inspirador para todos nós.
A emissora do "plim plim" com seus comentaristas imparciais e a revista "olhe" com seus colonistas extraordinariamente patrióticos curaram a febre amarela!!!

É isso mesmo meu caro leitor ,eles curaram a febre amarela ,repare se nos últimos dias algo se noticiou sobre a tal "epidemia" ?

Quer saber como eles fizeram isso ?

Com os cartões corporativos!

Exatamente assim ,a notícia da vez para tentar dar um golpe no governo federal do LULA era a febre amarela como epidemia ,ai apareceram os cartões corporativos e pronto a doença sumiu ,por que será né ?

E por que será também que nossa imprensa não fala que em no governo Serra em São Paulo os gastos com os cartões de lá conseguiram ser maiores que os do governo federal ?

Por que não falam que o governo de São Paulo fazia compras com o cartão de uma loja que não existe ?

Por que não querem que investiguem FHC ?

O JN decidiu defender prontamente o governador de São Paulo mesmo sabendo que estava errado ,mas mesmo assim se diz imparcial ,por que ?

Por que a imprensa não fala que a câmara está com todas as suas mazelas punindo vários culpados ?

Por que não falam que a Petrobras é exemplo mundial ?

Por que não falam que o Brasil através do atual governo partiu na frente no projeto do biodiesel ?

Por que não falam que hoje em dia aquele cara pobre pode botar o filho numa escola particular ?

Por que não falam que a educação controlada pelo governo federal é exemplo de qualidade no país ?

E que as do estadual e municipal da "Xuiça brasileira" que é São Paulo são deploráveis ?

Por que a imprensa não para pra falar que o Brasil está mais próximo de uma cadeira na ONU ?

Parecem desesperados com a idéia de que os filhos da ralé que eles consideravam estão em faculdades ,parecem desesperados com a idéia de perderem o poder monárquico que a ditadura os deu.


A muito o que melhorar ,as medidas que o governo toma são em maioria paliativas ,algumas são louváveis e isso a imprensa não mostra ,mas fica impraticável fazer algo com a imprensa junto a oposição ,pois nenhum deles quer que o Brasil melhore ,querem apenas voltar ao poder e vender o que resta de nosso país para o capital estrangeiro ,eles noticiam como absurdos as perdas do grandes produtores e dos empresários ,defendem os direitos humanos de bandidos ,usam pessoas em condição de miséria para ter audiência ,pensem sempre nisso antes de ligar sua TV ou ler aquela revista ou aquele jornal ,ou antes de votar naquela velha raposa.

Agora esperemos a continuação do show e vamos ver que crise ou epidemia nossa maravilhosa imprensa vai criar.

Matheus

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Aquilo

Estava à toa, olhando para o céu, procurando estrelas inexistentes ao final da tarde.

Batia uma leve brisa naquele rochedo, a qual se tornara um maestro, conduzindo com perfeita sincronia a performance das árvores, arbustos, e pensamentos. Não era de se esperar que todo esse concerto estivesse voltado para mais um na imensa multidão, mas eu estava ali no momento certo, na hora certa.

Numa altura dessas da semana, eu já tinha perdido as esperanças, não havia muita coisa a se fazer. Foi como se uma pantera tropical estivesse por muito tempo resguardada em sua toca, e agora, ela voltara a me perturbar. Mas esse felino não era agressivo, pelo contrário, ele era extremamente educado e gentil, de uma forma controladora, porém involuntária. Aquilo agora voltara intensamente. Fugir? Não adianta, não quero.

O sol agora tomara uma cor mais alaranjada do que antes, chegando ao fim se seu caminho de casa. O cheiro de mata verde agora estava mais forte, fazendo-me ponderar diversas vezes se eu não queria permanecer ali para todo o sempre.

De repente a incerteza me tomou, questionando se fizera tudo da maneira correta, e me afundando num profundo lago de arrependimento. Eu encontrara a culpa. Foi aquilo que me fez passar pelo que passei! Aquilo chega sem bater, e te aniquila.

Mas o sol... Tão poderoso e iluminador, esse sim eu admirava. Agora ele já tinha terminado seu caminho, encontrado algum repouso.

Como num piscar de olhos, eu já estava em outro espaço, debaixo de colchas de veludo, um pouco zonzo e não mais com o tom de surpresa no rosto. O despertador do celular insistia em me tirar da cama, e assim eu o fiz. Eu tinha que seguir com minha vida, mas mesmo assim eu ainda desejava que a luz do sol me orientasse, afugentando aquilo que tanto temia, e ainda temo.

Jonathan Pedreira

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Site do Política e Sociedade

Olá pessoal ,é com muito orgulho e prazer que venho anunciar que o Política e Sociedade agora dispõe de um site completamente novo ,após uma semana de trabalho podemos colocar no ar o nosso site ,ele ainda vai sofrer alterações na sua aparencia e de conteúdo em breve mas já pode ser apreciado por nosso leitores.

aqui está:http://br.geocities.com/politicaesociedade/index.html?1202480373687

ps:Não se pode usar acentos no geocities por isso que os textos não os tem ,pedimos desculpas

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Um homem chamado paz

Olá meus caros, aqui estou eu mais uma vez para compartilhar com vocês algumas opiniões minhas.

Desta vez gostaria de falar de um ser humano que marcou a história do mundo, mas que hoje só é lembrado por um bloco de carnaval na maioria das vezes.

Mohandas Karamchand Gandhi, Bapu ,ou Mahatma Gandhi ,este era o nome do homem que fez uma revolução e mudou o mundo sem tocar em nenhuma arma ,como disse um certo general Marshal ,ele não tinha vastas terras ,não era comandante de um grande exercito ,não fez uma pintura artística ou produziu grandes avanços para a ciência ,mas conseguiu levar ao mundo uma palavra: "paz" .

Gandhi quando um jovem advogado foi a áfrica do sul trabalhando por uma firma indiana ,áfrica do sul e índia eram ambas colônias britânicas ,no trem que ele pegou Gandhi foi expulso por se negar a dar lugar a um branco na primeira classe da qual tinha passagem ,revoltado com a situação de indianos e mulçumanos no país Gandhi começou um movimento pacifico cujo objetivo era igualar os direitos de todos já que todos pertenciam ao império britânico.

Gandhi foi surrado pela polícia neste movimento ,mas mesmo depois disso ele se levantava sem reagir e voltava a desafiar a polícia .

Gandhi foi diversas vezes preso mas ao contrário de maioria das pessoas ele não resistia a prisão e com o apoio popular era solto para continuar sua missão.

Ao voltar para a Índia ,Gandhi passou a viajar para conhecer seu próprio país ,seu próprio povo ,e lutar pela sua independência ,Gandhi pregava que não eram advogados ou famílias ou ricas que representavam a Índia ,mas sim o povo vertia suor nas plantações ,que passava fome ,que sofria em nome de um império distante que não lhe dava nenhuma assistência.

Gandhi realizou diversos movimentos pela libertação da Índia e pela igualdade entre os homens ,como forma de protesto ele jejuava ,e organizava a desobediência civil ,um direito que o povo tem ,e sua maior arma contra a tirania da sociedade que oprime ,com movimentos pacíficos Gandhi conseguiu aos poucos desgastar o governo inglês ,e dar a Índia sua independência.

Gandhi era muito criticado por alguns que achavam que o meio pacifico jamais triunfaria ,uma vez perguntado ironicamente se o seu modo pacifico poderia ser usado contra a Alemanha nazista de Hitler durante a segunda guerra mundial Gandhi respondeu: não sem que hajam lagrimas e muito sofrimento ,mas me diga com esta guerra armada não estão correndo lágrimas ,e não está havendo sofrimento ?

Gandhi não vestia roupas de luxo ou algo do gênero ,Gandhi vestia roupas de tecido indiano que ele mesmo confeccionava ,alegava que o tecido inglês trazia miséria a seu país, e que o povo indiano tinha que valorizar seus costumes não os costumes ingleses, sem querer claro desrespeitá-los.

Gandhi não mostrava o caminho da paz, mas mostrava que a paz era o caminho, mas não sei por que, talvez por simples egoísmo muitos não queriam deixá-lo triunfar ,quando conseguiu a independência da Índia ,teve que sofrer ao aceitar que ela fosse dividida em dois países ,mulçumanos e hindus ,antes unidos pela revolução de Gandhi estavam separados por uma fronteira ,e logo começaram a lutar entre si ,no fim de sua vida depois de ter conquistado a independência de seu país ,Gandhi agora tinha que lutar contra a guerra entre seu povo ,ele fez um grande jejum ,e conseguiu mais uma vez a paz ,pelo amor que seu povo tinha por ele.

Gandhi foi assinado por um jovem de um grupo que acreditava que ele enfraquecia a Índia ,em seu leito de morte Gandhi fez um último pedido ,"não punam meu assassino" ,mesmo assim o governo indiano o julgou ,o condenou e o enforcou.

Hoje a obra de Gandhi é lembrada hipocritamente por homens que fazem a guerra ,e negligenciam a paz ,e hoje sua tão amada Índia possuí armas nucleares ,o que era abominável para Gandhi ,as pessoas se esqueceram da figura do tão sábio Gandhi ?
Ou será que estão tão corrompidas pelas desvirtudes humanas que como disse Einstein, não conseguem acreditar que um ser humano tão bom andou sobre a terra?

"A única revolução que podemos de fato fazer é em nós mesmos”
Mahatma Gandhi 2 de outubro de 1869 à 30 de janeiro de 1948

Matheus

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A historinha do menino que teve tudo, e agora...

Fidelzinho era um menino criativo quando pequeno, sempre procurando buscar brincadeiras novas para se divertir com sua turminha. Porém, assim como sua criatividade e esperteza, ele tinha um enorme poder de persuadir todos os seus amiguinhos.

Quando Fidelzinho cresceu, ele começou a aprimorar seus conhecimentos a partir de vários livros que abordavam um tal de socialismo, o qual o deixou totalmente indignado. Nesse meio de insatisfação, Fidelzinho conheceu um companheiro muito importante para sua vida, o Tchezinho, que juntos fizeram a revolução cubana. Porém, Tchezinho era um menininho muito maluquinho, e acharam melhor o nosso Fidelzinho tomar a frente de tudo.

Pelas suas andanças, Fidelzinho também simpatizou muito com a galerinha soviética, que também tinha a mesma opinião sobre a situação que se encontravam. Contudo, essa galerinha tinha uma coisa que Fidelzinho não conseguia ter: os papais da turma eram riquinhos, dentre os quais ajudavam incansavelmente o Fidelzinho mandando, quase todos os dias um porquinho bem grande e cheio.

As coisas estavam indo muito bem para essa turminha, mas aí chegaram a turminha da outra rua, os yankeezinhos, e brigaram por muito tempo com os sovietiquinhos, por muito tempo mesmo, chegando a ter até um probleminha com o Fidelzinho. Fidelzinho adorava ameaçar soltar fogos de são João nos seus vizinhos yankeezinhos, o que deixaram os últimos com muita raivinha, raivinha que dura até hoje.

Essa turma vizinha tinha um defeito crítico: queria a atenção de todo o mundo voltada para eles, eram um pessoal muito briguento, altruísta, e individualista. Chegaram até a construir um clubinho nas terras do Fidelzinho, onde pegavam seus amiguinhos nativos e batiam neles só pra amedrontar o Fidelzinho!

Assim, a turminha dos sovietiquinhos se desfez, deixando o Fidelzinho estagnado junto aos seus amiguinhos da ilha. A partir daí a vida de Fidelzinho ficou sem graça, vendo ele junto aos seus amiguinhos sem dinheiro, com carrinhos de brinquedo antigos, vivendo em favelazinhas, e com muito medo de afrontá-lo. O Fidelzinho já ficara a algum tempo sem sua criatividade característica, que ao seu final de vida só pensava em brincar de bola e de médico.

Muitos dos ainda amigos do Fidelzinho quiseram sair de sua ilha para conhecer como era o mundo afora, mas o Fidelzinho era um garoto muito ciumento, e não queria que seus amigos saíssem de debaixo de suas azas.

E assim ficou a ilhazinha do Fidelzinho, inerte quanto ao desenvolvimento e fechada para o mundo, imersa no isolamento e na tristeza de seus amigos, nunca mais tendo o Fidelzinho de outrora.


Jonathan Pedreira

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Direitos Humanos

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

Cuba

O sistema político e eleitoral cubano constitui uns dos pilais fundamentais da campanha inimiga contra o nosso país, liderada pelos Estados Unidos. A atividade contra Cuba em matéria de democracia e direitos humanos, não só constitui a principal ferramenta dos Estados Unidos para tentar “legitimar” sua política de hostilidade e agressão a Cuba, também responde ao interesse dos principais países capitalistas industrializados para impor aos países em desenvolvimento um modelo de organização política que facilite a dominação.

Na campanha contra Cuba, Washington pretende demonstrar a incompatibilidade do sistema político que estabelece a Constituição do país com as normas internacionalmente aceitas na meteria de democracia e direitos humanos, para fabricar a imagem de uma sociedade intolerante que não permite a mais mínima diversidade e pluralidade política. Para este fim, conta com poderosos instrumentos de propaganda e quantidade de recursos utilizados para o recrutamento, organização e financiamento de grupos contra-revolucionários que apresentam como “oposição política”, dentro o fora do país.

Fonte: http://www.embaixadacuba.org.br/CDH/cuba_e_os_direitos_humanos.htm

Texto Completo: http://www.cubaminrex.cu/Enfoques/ddhh_sistema%20politico%20y%20electoral_tc.htm

EUA

Desde janeiro de 2002, depois dos violentos ataques terroristas de 11 de setembro, estão encarcerados nesta base militar prisioneiros (muitos são afegãos e iraquianos) acusados de ligação aos grupos Taleban (Taliban) e Al-Qaeda, numa área excluída ao controle internacional no que concerne às condições de detenção dos mesmos. Segundo a Cruz Vermelha internacional, e o próprio FBI , estes prisioneiros são vítimas de tortura, desrespeitando assim os direitos humanos e a convenção de Genebra[.

Segundo a Anistia Internacional, já se passaram mais de cinco anos desde que os primeiros detentos foram enviados pelos Estados Unidos à sua base naval na baía de Guantánamo, em Cuba. Apesar da generalizada condenação internacional, centenas de prisioneiros políticos, de mais de 30 nacionalidades, lá permanecem sem nenhuma acusação formal, e sem esperança de obter um julgamento justo. Segundo a Anistia Internacional, "Guantánamo é o símbolo da injustiça e do abuso, e deve ser fechada"

Fontehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ba%C3%ADa_de_Guant%C3%A1namo

Fotos Guantánamo

[img]http://attendingtheworld.files.wordpress.com/2007/03/campxray.jpg[/img]

[img]http://attendingtheworld.files.wordpress.com/2007/03/guantanamo-dog.jpg[/img]




Comentário:O tema: DIREITOS HUMANOS tem sido abertamente debatido por governos organizações internacionais, e por pessoas “comuns” de todo o mundo.

É um assunto interessante se pararmos para pensar que os direitos humanos não funcionam na prática e são apenas fachada , fachada esta que muitas vezes ajuda pessoas que não deveriam ser ajudadas.

Pense bem, quando alguém (principalmente traficantes e ou ricos) é preso por alguma acusação grave logo aparecem os famigerados direitos humanos para garantir que aquela pessoa seja tratada como um ser humano, não seja maltratada de maneira alguma.

Mas pense bem, onde estavam os direitos humanos quando o coronel José Hermínio Rodrigues foi assassinado? Sabe os direitos humanos nem passaram na casa dele para dar um olá.

Com base nos direitos humanos (olha eles de novo) os EUA tem uma atitude hostil contra Cuba, a ilha sofre embargos comerciais e é severamente punida por simplesmente não aceitar curvar-se ao domínio estadunidense, mas os EUA se baseiam nos direitos humanos para tal ato.

Mas por outro lado os direitos humanos e a ONU nada fizeram quando os EUA invadiram o Iraque sem autorização da organização. Não foi feito nenhum embargo, nenhuma atitude hostil foi tomada contra o país, nem mesmo com a instauração da base naval de Guantánamo em Cuba, onde existem pessoas sendo torturadas, onde existem pessoas presas sem julgamento, aquilo que os EUA condenaram no regime nazista de prender sem julgamento eles praticam em sua base naval, e onde estão os direitos humanos? Algumas organizações se manifestam, mas sua simples palavra não vai mudar o que acontece em Guantánamo.

Por que a ONU não embarga economicamente a China? Afinal o trabalho na China é praticamente escravo, mas embargam o Iraque, que apesar de seu antigo líder o ditador Sadam que fez uma carnificina com suas guerras.não provocou a guerra EUA X Iraque, por tanto não deveria ser embargado pela ONU, hoje são as crianças Iraquianas que pagam o preço de uma aventura de um presidente megalomaníaco da mais poderosa nação do mundo, e de um ditador que se achava intocável.

No final deste meu comentário quero deixar claro que não sou contra os direitos humanos, muito pelo contrário sou a favor, mas sou a favor nos direitos humanos em sua essência, se os direitos humanos são usados como armas de guerra, armas políticas, e armas do crime, eu de todo coração sou contra, pois os direitos humanos pregam a igualdade entre todos, e o simples ato de se utilizar deles em benefício de apenas um ou uma minoria o torna maligno.

Matheus

Bem pessoal aqui começa o primeiro debate do blog ,através deste tópico debateremos sobre os direitos humanos ,nossos debates aconteceram sempre que possível e com assuntos variados ,obrigado a todos e bom debate!

sábado, 26 de janeiro de 2008

Que país é esse ?

Olá caro leitor, aqui estou eu mais uma vez para vos falar através deste humilde blog ,espero que apreciem o texto e que reflitam, mas não só reflitam ,quero também que ajam!

Aqui no Brasil a imprensa e o setor de propaganda divulgam e massificam na mente das pessoas que o Brasil é um país maravilhoso, que é um país rico, que sua gente é feliz é alegre e batalhadora.

Mas eu pergunto isso é verdade ? O que você acha? Que país é esse ?

Que país é esse ,que tem grande parte de sua riqueza nas mãos de 10% da população ??

Que país é esse, onde um jogador de futebol que faz uma atividade desportiva e recreativa (claro que em padrões profissionais) ganha 100 mil por mês, enquanto um doutor ,seja lá no que for pode ser arquiteto ,advogado, médico o diabo que seja, ganha dez vezes menos??

Que país é esse, que não valoriza sua própria cultura? Onde um qualquer pega um pandeiro começa a bater forma um grupo começa a grunhir e fazer danças de acasalamento num palco e fica milionário ,reconhecido como músico ? Em quanto um músico que estuda no mínimo 10 anos, é isso aí dez anos dedicado ao estudo da música e de um instrumento não consegue nada, se forma ou pra ser professor ou pra ganhar "mil real" em algum bar ou restaurante; caro leitor ,você já parou para se perguntar o que sente um músico ao ligar sua TV e ver um repórter entrevistando um sujeito chamado "latido" e dizendo:"Estamos em entrevista exclusiva com o maior músico do Brasil" ?

Que país é esse ,que se diz uma democracia ,mas em que uma rede de televisão detém poderes políticos além da compreensão ?

Que país é esse ,onde seitas religiosas arrecadam milhões enganando o povo e não pagam um centavo de imposto ,enquanto você trabalhador paga impostos exorbitantes ?

Que país é esse que mata seus próprios anjos ?

Que país é esse ,onde uma jovem mata os pais a pauladas ,com toda uma premeditação ,é flagrada na frente das câmeras combinando uma farsa com o advogado para parecer abatida ,e ainda tem fãs que a defendem cegamente ?

Que país é esse ,onde pessoas como João Carlos Martins são de desconhecimento popular ,enquanto outras como Bruna Surfistinha são considerados verdadeiros exemplos de vida ?

Que país é esse ,onde advogados e pessoas ligadas ao direito admitem publicamente ,que no Brasil com as leis atuais ,cada pessoa pode matar uma outra pessoa por que será considerada réu primário ?

Que país é esse ,onde as pessoas preferem assistir BBB ao invés de ler um livro ,de se instruir ,de tentar ser alguém melhor ? Onde 29 milhões de cidadãos se mobilizam todas as terças durante 3 meses para eliminar algum(uma) idiota ,se considerarmos o custo de cada ligação de 30 centavos(o que não é ,é mais caro) teremos 8 milhões e 700 mil reais arrecadados em cada paredão ,separasse um milhão para o vencedor ,e a emissora do plim plim divide o resto da grana com a operadora ; agora eu pergunto a você meu caro leitor ,você faz isso ? Você liga para o paredão ,por que sinceramente se você liga ,você não tem um direito de reclamar de aumento de impostos ,não tem o direito de reclamar dos políticos corruptos que roubam seu suado dinheirinho ,afinal você e mais 29 milhões de pessoas podem se dar ao luxo de gastar 8 milhões e 700 mil reais numa noite para "se divertir".

Que país é esse ,onde as pessoas não perdem um paredão do BBB ,e lembram exatamente em quem votaram em cada um deles ,mas não lembram em quem votaram na última eleição ?

Que país é esse ,onde pessoas lêm textos como estes ,e não fazem nada...


Matheus

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Imprensa ou partido ?


. O Conversa Afiada insiste em que o PIG é um conjunto de jornais e revistas de baixíssima qualidade técnica.

. É um partido político e, como órgãos de imprensa, não passa de um ajuntamento que se deposita abaixo do pré-sal.

. Só serve como partido político.

. Para informar, mesmo que para defender seus interesses (frequentemente subalternos), não presta.

. Veja o episódio da “BrOi”.

. O editorial do Globo de ontem, “Passo em falso” (clique aqui para ler na página 6), e do Estadão de hoje, quinta-feira, dia 17, “Retrocesso na telefonia” (clique aqui para ler), são dois exemplos exuberantes de inépcia.

. Diz o Globo: “Pratica-se assim (com a ‘BrOi’) uma política de reserva de mercado inspirada no modelo intervencionista estatal da ditadura militar (que os Marinho defenderam com unhas, dentes e verba publicitária das empresas estatais da ditadura militar - PHA)...”

. Diz ainda o Globo, esse paladino das nobres causas: “Há quem vislumbre (quem ? – PHA) por trás da operação a tentativa de criação de uma paraestatal...”

. Diz o Estadão de hoje: “O que as declarações das autoridades mostram (quais ? nenhuma autoridade falou até agora – PHA) é que o Governo está intervindo na questão por razões (olha a cacofonia, amigo editorialista ! – PHA) ideológicas...”

. “Tudo indica que o que move o Governo” – continua o Estadão – “é o desejo de ampliar a participação estatal ... Isso é um retrocesso”.

. O mais interessante na argumentação do Estadão é que, à falta absoluta de informações confiáveis, o Estadão recorre à Folha - o jornal com que concorre em São Paulo: “Fortalece a tese de que as razões são ideológicas a notícia publicada pela Folha de S. Paulo (!!! – PHA) segundo a qual, no acordo dos três principais futuros acionistas ... o Governo terá uma cláusula de proteção para garantir o controle nacional sobre ela.”

. Ou seja, a Folha se transformou de pleno direito no órgão oficial da “BrOi”.

. Sobre os dois editoriais.

. São duas peças ineptas.

. A leitura atenta do órgão oficial da “BrOi”, a Folha, demonstra exatamente o contrário.

. Carlos Jereissati e Sérgio Andrade, sem botar um “tusta”, vão assumir o controle da empresa e jogar o Governo – BNDES e Banco do Brasil – pelo ralo abaixo.

. E, lá na frente, entregam a empresa a Daniel Dantas, que, provavelmente, tem um “acordo de gaveta” com Sérgio Andrade, de quem já foi (e talvez ainda seja) sócio.

. O problema não é a estatização.

. É usar o dinheiro do povo (os recursos do BNDES saem do Pis-Pasep e do FAT) para enriquecer dois empresários privados.

. Mais ou menos como FHC fez com Daniel Dantas, sob aplausos do PIG ...



Fontehttp://conversa-afiada.ig.com.br/materias/474001-474500/474258/474258_1.html



Comentário:Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.(frase retirada da mesma fonte acima)

Novo Mundo

Olá pessoal !

Aqui estou eu de novo escrevendo para o blog ,desta vez gostaria de compartilhar com vocês uma visão ,ou melhor um sonho!

Analisar o mundo é algo que todos nós fazemos querendo ou não, percebendo ou não ,mas nós fazemos ,nessas minhas análises intencionais venho percebendo que o mundo está mudando ,e é uma mudança rápida e drástica ,hoje em dia as pessoas andam nas ruas desconfiadas de tudo e de todos ,hoje em dia as pessoas estão cada vez mais individualistas ,hoje em dia atitudes que considerávamos inconcebíveis ,como abandonar os pais depois de velhos em asilos ,golpes familiares ,traições por dinheiro são coisas naturais ,encaramos isso com naturalidade e em poucos dias esquecemos ,e isso não é por acaso.

Coisas deste tipo estão ficando cada vez mais comuns na nossa sociedade ,é corriqueiro ,e algo perigoso está acontecendo conosco ,nós estamos nos acostumando com isso.

Imagine o senhor ou a senhora(ou senhorita e rapaz para os jovens rsrs) sendo assaltado daqui a alguns anos vai ser assim ,o cara vem de lá e diz amigo é um assalto ,e você diz opa já tá reservado véi toma aqui...20 tá bom ?? e o assaltante é tá pouco mas eu aceito valeu aí falou!

Você pode achar isso ridículo mas no fundo você sabe que é verdade ,com o passar dos tempos as pessoas estão piorando no sentido literal da palavra o seu comportamento social ,agora é cada um por si e deus por todos ,e não podemos encarar de forma normal quando alguém mata um semelhante por uma barra de chocolate né ??

O que quero dizer ,é que estamos em um novo mundo que caminha para o colapso(que apocalíptico né ?) mas que só entrará em colapso se nós permitirmos.

Muitos podem dizer que é idiotice ,e que nada disso adianta ,mas se este mundo não tem mais esperança ,então pra que continuar vivendo nele ? Vocês podem me chamar de sonhador, mas saibam que eu não sou o único!

Matheus